Rede de Equipamentos de Cultura e Lazer
Museu Municipal
O Museu Municipal de Vouzela foi inaugurado no dia 31 de agosto de 1963, na Casa dos Távoras, albergou dezenas de peças doadas muitas delas por Vouzelenses e outras por gente anónima.
O espólio do Museu foi aumentando e surge então a necessidade de se arranjarem novas instalações. É neste momento que a Câmara vai chamar a si a responsabilidade de adquirir um espaço para aí instalar o Museu.
Em 1 de abril de 1976 o Museu de Vouzela é municipalizado o que lhe confere um grau de importância, que valoriza não só o património do município mas constitui também um grande atrativo turístico para a terra de S. Frei Gil.
Muitos foram os que pensaram fazer no Antigo Tribunal Judicial as novas instalações para o Museu, mas esta tarefa não foi fácil uma vez que este espaço se encontrava ocupado pela GNR. Depois de algumas diligências efetua-se a mudança desta força de segurança para novas instalações – a antiga cadeia.
Na década de oitenta são então iniciadas obras de restauro e adaptação deste antigo edifício, para que neste espaço seja instalado o Museu a Biblioteca e o Posto de Turismo.
No ano de 1995 a Biblioteca passa para o edifício dos Paços do Concelho e mais tarde já em 2004 foi a vez do Posto de Turismo também adquirir um espaço próprio ficando então o Museu em exclusivo, nestas instalações da Praça Morais de Carvalho.
Morada: Praça Morais de Carvalho
3670 -274 Vouzela
Telefone: 232740579 Fax: 232771573
E-mail: museu@cm-vouzela.pt
Horário: De 3ª feira a 6ª feira das 09h30 – 13h e das 14h – 17h30
Sábados e Domingos das 14h às 17h30 (Maio a Setembro) / Das 14h às 17H (Outubro a Abril)
Encerra ao público à 2ª feira.
Entrada Livre
Serviços disponibilizados ao público: Visitas guiadas – gerais ou temáticas, destinadas a grupos organizados com especial incidência no público escolar
Visita Guiada
No rés-do-chão
1- Recepção / Sala de Exposições Temporárias
Este espaço acumula dupla função, de acolhimento a quem visita o Museu de venda das publicações do Municipio, e em simultâneo tem patente uma exposição temporária, mensalmente este espaço terá um “novo interesse.”
2 – Sala de Exposições Temporárias
Quinzenalmente por aqui passam artistas anónimos ou de créditos firmados. São também realizadas exposições de pintura, com quadros que pertencem à coleção de pintura do Museu e que em maioria se encontra em reserva. Pela diversidade destas iniciativas e pela inovação, esta sala de exposição, poder-se-á considerar como o espaço que mais interesse despertará.
3 – Sala de Arqueologia
“ Lá onde se exprime um desejo colectivo pela coisa antiga, aí se encontra o património “ ( Roland Barthes, 1985) Este pode ser o mote de partida para a visita a este espaço que mostra riquíssimo património arqueológico e arquitectónico do Concelho de Vouzela. Obedecendo a uma sequência cronológica acompanhar-se-á a ocupação humana deste concelho desde a Pré-História à Idade Média.
1º Andar
1- Sala de Etnografia
Esta sala é o exemplo vivo do aproveitamento do património cultural com forma de reaproximação das gentes locais, através de uma forte componente pedagógica. A exposição “As voltas que o linho dá”, testemunha a importância desta matéria-prima na Região de Lafões.
2- Sala de Exposição Permanentes
O “Sino” que antigamente chamava para as audiências serve agora de guardião à entrada deste espaço museal. Do vasto espólio que embeleza as vitrinas e paredes desta sala podemos destacar os paramentos, a ourivesaria e as esculturas, estes tesouros de Arte-sacra são provenientes de freguesias do concelho de Vouzela, uma pequena amostra para admirarmos mas, que certamente nos vai levar a visitar o valioso património religioso espalhado por todas as Igrejas e Capelas do concelho.
3 – Sala do Brinquedo
Trás a todos, memórias de infância… O brinquedo é sem sombra de dúvida de vital importância no desenvolvimento e educação da criança, alguns chegam a acompanhar-nos pela vida fora. Este espaço que começou a desabrochar, tem como núcleo central algumas bonecas de porcelana que fazem parte de uma coleção do Museu, mas pretende-se que a elas se venham juntar outros brinquedos, que permitem a grandes e pequenos, recordar bons momentos de várias gerações.
Biblioteca Municipal
A Biblioteca Municipal iniciou a sua atividade em 1982 no edifício onde hoje tem sede o Museu Municipal.
A 4 de janeiro de 1996, recebe nova casa, onde até então estavam instalados os Paços do Concelho.
Foi inaugurada a 18 de abril de 1997, após protocolo estabelecido com a Fundação Calouste Gulbenkian e contou para o efeito com a presença de algumas figuras ilustres da região, nomeadamente Dr. João Inês Vaz, Dr. José Junqueiro, Dr. Miguel Ginestal, Dr. Ferreira Martins, Inspector Victor Caldas, entre outras individualidades.
E é aqui, neste belo edifício do século XVII, que vive até hoje, contando com um espólio de mais de 10.000 documentos.
Morada: Rua Morais de Carvalho
3670-231 VOUZELA
Telefone: 232 740 571
e-mail: biblioteca@cm-vouzela.pt
Horário: segunda a sexta
10h às 12h30 | 14h às 18h
Encerra ao público à quarta-feira de manhã
Espaço Faz de Conta
Inaugurado a 23 de novembro de 2011, o Espaço Faz de Conta tem como objetivo a ocupação dos tempos livres das crianças, através de atividades lúdicas e pedagógicas.
Morada: Rua Morais de Carvalho
3670-231 VOUZELA
Telefone: 232 772 409
e-mail: ludoteca@cm-vouzela.pt
Horário: segunda a sexta
09h às 12h30 | 15h30 às 18h
Encerra ao público à quinta-feira de tarde
Cineteatro
Inaugurado a 14 de Maio de 1997, o Cine-teatro João Ribeiro, em Vouzela, é um espaço dotado com as melhores condições para qualquer tipo de organização cultural e que proporciona aos seus visitantes grandes e inesquecíveis emoções.
Contacto: cineteatro@cm-vouzela.pt
Casa Cultural de Carvalhal de Vermilhas
A Casa Cultural de Carvalhal de Vermilhas foi inaugurada a 14 de Agosto de 2004. O seu edifício, a antiga escola desta localidade, foi recuperado e dotado das condições necessárias para o desenvolvimento de atividades culturais e recreativas. É a segunda melhor casa de espetáculos do concelho de Vouzela.
Capacidade: 65 lugares sentados
Palco Profundidade: 3,90m
Largura: 6,5m
Boca: 4,20m
Camarins: 1 Sala de exposições