O concelho de Vouzela ocupa uma área de 193,7 Km2 e é constituído por 9 freguesias: Alcofra, Campia, Fornelo do Monte, Queirã, São Miguel do Mato, Ventosa, UF de Cambra e Carvalhal de Vermilhas, UF de Fataunços e Figueiredo das Donas e UF de Vouzela e Paços de Vilharigues.

Segundo os Censos 2021, o concelho de Vouzela totalizava 9580 habitantes, com uma percentagem de idosos superior à percentagem de jovens, representando 31,5% e 10,0%, respetivamente. A população tem vindo a diminuir, apresentando uma taxa de crescimento anual média de população de -1,0%.

A atividade industrial assumiu-se recentemente como setor estruturante da economia do concelho, graças às excelentes acessibilidades garantidas pelo IP5/A25 e à criação de três zonas industriais, que permitiram a implantação de numerosas empresas nacionais e internacionais.

Mas a estrutura económica do concelho também tem verificado nos últimos anos um forte processo de terciarização, com a criação de um leque cada vez mais diversificado de unidades comerciais e de serviços.

Dentro deste setor, o concelho apresenta-se como um território com forte potencial para o desenvolvimento do turismo baseado na natureza, no ambiente e na cultura.

É um território montanhoso, integrado na Serra do Caramulo e marcado por uma grande variação de altitude, entre 150 m e 1043 m. Atravessam-no numerosas linhas de água, que originam vales profundos, com grande valor paisagístico e ambiental.

A existência de amplas manchas de carvalhos e outras folhosas autóctones é uma marca distintiva da floresta do concelho e justificaram a criação do Parque Natural Vouga-Caramulo (Vouzela), o primeiro com gestão local em todo o país.

A este potencial soma-se um património rico em valores histórico-arqueológicos, etnográficos e gastronómicos, que mantém a sua autenticidade ancestral e transformam Vouzela num território a descobrir.