Reconhecendo a importância das comunidades portuguesas dispersas pelo mundo, bem como os fortes elos de ligação que estes mantêm com Portugal, reveste-se de maior importância dar resposta às informações solicitadas pelos emigrantes, bem como criar as condições de reinserção aquando do seu regresso ao país.

O Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) é uma estrutura criada em 17 de julho de 2002, fruto de um acordo de cooperação entre a Câmara Municipal de Vouzela e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, que presta serviço gratuito ao emigrante, ajudando-o na resolução dos diferentes problemas com que se depare e prestando ainda apoio no seu regresso e reinserção no país.

O GAE tem como destinatários os cidadãos da região de Lafões que se encontrem emigrados, aqueles que já regressaram, assim como aqueles que pretendam iniciar um processo migratório.

Este serviço de atendimento personalizado e totalmente gratuito foi criado com o objetivo de:

• Informar os munícipes dos seus direitos nos países de acolhimento;
  • Apoiar no regresso e reinserção em Portugal;
  • Contribuir para a resolução de problemas;
  • Facilitar o contacto com outros serviços da administração pública portuguesa;
  • Encaminhar os emigrantes para as entidades competentes, sempre que o assunto exposto não for da sua competência.

No GAE pode tratar de:

• Assuntos relacionados com a Segurança Social, tais como Reformas, Invalidez, Complementos de Reforma, Incapacidade para o Trabalho, entre outros;
  • Declaração para fins de troca de carta de condução, emitida pela Direção Geral dos Assuntos Consulares do Porto;
  • Deslocações para ingresso no ensino superior;
  • Informações sobre a legalização de viaturas.

Lugar de funcionamento:

Gabinete de Educação e Ação Social