A concretização do Plano de Ação 2007/2008 permitiu operacionalizar algumas das estratégias e objetivos delineados nos quatro eixos de desenvolvimento, definidos no Plano de Desenvolvimento Social 2007-2009 (PDS), que integra um conjunto de atividades que fomentam o desenvolvimento social concelhio, assentes no pressuposto do combate à pobreza e exclusão social.

A concretização da maioria das ações/actividades do Plano de Ação 2007-2008 permitiu rentabilizar recursos, adequar e desenvolver uma diversidade de respostas às necessidades prioritárias que foram diagnosticadas.

Procurou-se assegurar a igualdade de acesso, assumindo a qualidade da parceria como vertente central na mobilização e coordenação de recursos e da valorização da capacidade endógena das entidades.

A execução das atividades foi possível mediante um conjunto de premissas essenciais na construção e desenvolvimento de parcerias: a corresponsabilização, o trabalho colaborativo, o compromisso social e o comprometimento com a melhoria das condições de bem-estar da população.

A execução destas actividades pressupôs a participação e empenho activo das entidades parceiras, através da integral assunção dos seus papéis e disponibilização de recursos e meios. O contributo/envolvimento de cada entidade parceira constitui o elemento-base na relação entre actores e na concretização das actividades propostas, possibilitando a negociação e articulação de diferentes motivações e interesses para definir e concretizar objectivos, tarefas, resultados e processos de avaliação.

Seguem algumas das atividades desenvolvidas:

Diagnóstico de Necessidades de Qualificação dos Recursos Humanos da Região de Lafões

Ação de Sensibilização Ser Mais Empreendedor – Road Show – Empreendedorismo Integrado

Candidatura para criação de uma UNIVA

Sessão de esclarecimento dirigida às IPSS, no âmbito da Certificação da Qualidade

Sessão de divulgação dirigida às IPSS, no âmbito do QREN

Levantamento das Necessidades de Formação das IPSS e construção de um Plano de Formação

Realização de 4 ações de formação certificada dirigidas às IPSS: Ética Profissional e Legislação Laboral (50 horas); Prevenção e Primeiros Socorros no Idoso (50 horas); Primeiros Socorros na Infância (50 horas); Higiene e Segurança Alimentar/Nutrição e Alimentação para Manipuladores (14 horas)

Realização de ações de informação e sensibilização dirigidas às IPSS: Ondas de calor – cuidados a ter com o calor junto da população idosa e crianças; sinais e sintomas de alertas e patologias várias; a importância da identificação dos sinais vitais; melhor utilização dos aparelhos de medição e interpretação dos valores; administrar medicação a utentes: a importância do cumprimento de um Plano de Medicação; mobilidade e posicionamento de utentes dependente e semidependente.

Dinamização de workshops temáticos dirigidos às IPSS: Segurança Alimentar; a qualidade das instalações e serviços; a segurança nas organizações – segurança contra incêndios em edifícios.

Realização de acção de sensibilização dirigida à população idosa “Cuidado com as Burlas”.

Diagnóstico do Plano de Contingência das Ondas de Calor 2007, 2008

Criação do Banco Local de Voluntariado

Criação do Banco de Ajudas Técnicas

Criação do Gabinete de Apoio ao Jovem

Sessão de informação e formação sobre as temáticas da Violência Doméstica e Complemento Solidário para Idosos

Elaboração de um Diagnóstico Concelhio no âmbito das toxicodependências e alcoolismo (Parceria com o Centro de Respostas Integradas de Viseu – Instituto da Droga e da Toxicodependência)

Ação de Sensibilização “Vouzela + Solidária”, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade para a importância do voluntariado e da criação do Banco Local de Voluntariado