O Centro Local de Apoio à integração de Imigrantes de Vouzela é o resultado duma parceria entre o ACIDI,IP (anterior ACIME) – Alto Comissariado para a Integração e Diálogo Intercultural e a Câmara Municipal de Vouzela celebrado em 21 de dezembro de 2004.

Inicialmente, de caráter, sobretudo, informativo, os CLAII, na atualidade (CLAI de 2ª. Geração) colocam a sua tónica na “Integração de Proximidade” dos imigrantes, patente num papel mais pró-ativo, de maior intervenção local com instituições e o próprio ACIDI, I.P., bem como na aposta mais sistemática na formação dos técnicos que fazem o atendimento e no apoio à organização de atividades em prol da integração dos imigrantes.

O que é?

O Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes de Vouzela (CLAII) constitui um espaço de informação descentralizada, ligado à Rede Nacional de Informação ao Imigrante, que visa proporcionar respostas locais articuladas ao nível das necessidades de acolhimento e integração das comunidades imigrantes radicadas na Região de Lafões.

A quem se destina?

O CLAII de Vouzela existe para servir a população imigrante de Vouzela, qualquer que seja a nacionalidade, religião ou etnia, procurando ajudar a encontrar respostas aos vários problemas que lhe possam colocar.

Como funciona?

Neste espaço informal são esclarecidas dúvidas sobre questões como o acesso à saúde, educação, ao trabalho, a legalização, a nacionalidade, o retorno voluntário e o reagrupamento familiar. Para tal, está equipado com um posto multimédia e telefone direto à linha SOS Imigrante. Posto multimédia: está disponível para utilização dos imigrantes/utentes um computador com a cesso à página www.acidi.gov.pt, para que eventuais dúvidas possam ser esclarecidas através da consulta ou pesquisa de informação e impressora para os casos em que seja necessário imprimir formulários ou listas de requisitos. Telefone direto à linha SOS Imigrante: linha com atendimento multilingue, tem como principal objetivo esclarecer dúvidas ou questões mais complexas que se colocam ao imigrante. O CLAII encontra-se ainda dotado de um pequeno Centro de Documentação, que compreende folhetos informativos em português, russo e inglês, bem como alguns trabalhos de investigação editados pelo Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas sobre a temática da imigração.

Contactos:
Telefone: 232 740 578
Fax: 232 771 513
e-mail: gae@cm-vouzela.pt

Horário de funcionamento:
Terças e quintas-feiras
9h-12h
14h-17h