PASTEIS DE VOUZELA
O Pastel de Vouzela é o doce mais emblemático do concelho. Nasceu no séc XIX na vila, fruto do trabalho honrado de uma senhora órfã, que fora adotada quando era criança por nove irmãs, tendo duas destas sido freiras no Convento de Santa Clara do Porto. Mais tarde, vendo-se com catorze bocas para alimentar, recorreu à receita desta delicia que lhe fora ensinada pelas freiras. A massa finíssima e leve e o recheio de doce de ovos, proporcionam uma experiência gastronómica única a quem os prova!

FOLAR DE VOUZELA
Com origem no receituário do Convento da antiga Rua das Eiras da Cidade Invicta, o folar de Vouzela é um pão doce que tem na base da sua confeção farinha, água e ovos. É enriquecido com um recheio à base de açúcar e manteiga. É a coroa de glória nas casas dos Vouzelenses, e não só, na festa da Páscoa! Pela Páscoa, os afilhados ofereciam o Folar aos seus padrinhos, recebendo em troca outras prendas. Razão pela qual se atribui a sua origem àa famílias mais abastadas.

DOÇARIA DE FEIRA
“Por estas bandas” ainda se encontra nas festas, feiras e romarias os doces regionais vendidos pelas poucas doceiras que ainda resistem. Os caladinhos, gemas/belindres, raivas, cavacas, passarinhas e beijinhos são as especialidades que pode encontrar, de referir que nos finais do séc. XIX inícios do séc. XX estes doces já eram vendidos no concelho desta forma. As cavacas eram usadas utilizadas como recipiente para se beber o vinho, quer nas festas bem como nas tabernas.