Património Natural
Situada no concelho de Vouzela a Reserva Botânica de Cambarinho é um local de grande biodiversidade, albergando inúmeras espécies de grande valor conservacionista. A particularidade deste espaço é a presença do loendro, espécie endémica da Península ibérica, que nos meses de maio e junho nos presentei-a com a sua magnífica floração representando um dos ex-libris naturais deste território.
Esta mata resultou de uma iniciativa popular que, em 1908, promoveu a sua reflorestação. Agora com mais de um século, esta mata apresenta alguns exemplares notáveis pertencentes a várias espécies arbóreas.
A conjugação entre a vegetação e o relevo cria, em Vouzela, locais de grande beleza, aprazíveis, como a mata da Penoita. Embora muito afetada pelos incêndios de 2017 ainda contempla uma extensa zona de folhosas, com inúmeros carvalhos e bétulas, constituindo um ecossistema de elevada importância em termos conservacionistas. Na primavera e verão, a frescura desta mata torna-a um destino ideal para aqueles que pretendem passar um dia em perfeito contacto com a natureza. No outono o chão transforma-se num autêntico tapete multicolor, onde brotam aqui e além cogumelos de diversas formas e cores.
Representando locais de enorme riqueza natural quase todos os cursos de água que existem neste território desaguam nos dois maiores rios que correm no concelho: o Vouga e o Alfusqueiro. Para além da importância ecológica, a água destes rios serve, ainda, para regar os campos de forma tradicional. Disso é testemunho a enorme rede de levadas que, ainda hoje, encaminham a água para os lameiros. As mesmas serviam também para levar a água aos moinhos e azenhas que proliferavam nas margens dos nossos cursos de água.
Vouzela possui um recente e pormenorizado inventário de árvores notáveis do concelho. Autóctones ou exóticas, em espaços públicos ou privados, o inventário, localizou, mediu o perímetro do tronco e estimou a idade de cada exemplar.