Gazeta da Beira assinala 40º aniversário com um colóquio em Vouzela

O Museu Municipal de Vouzela vai acolher, no dia 25 de junho, pelas 17h, um colóquio comemorativo do 40º aniversário do jornal Gazeta da Beira.

Subordinado ao tema “40 Anos a Dar Notícias de Lafões”, a iniciativa irá contar com a presença de vários oradores ligados à àrea da comunicação social. Manuela Goucha Soares, jornalista do Expresso; Adelino Gomes, jornalista e autor; Carla Martis, professora na Universidade Lusófona e funcionária da ERC (Entidade Reguladora da Comunicação Social) e Luís Pinheiro de Almeida, jornalista, ex-chefe de redação da ANOP e diretor de informação da Lusa (1990) irão falar sobre os desafios da imprensa regional e outras histórias que marcaram a imprensa e a região.

Para além do colóquio, estará patente na Praça Moraes de Carvalho uma exposição que recordará algumas das primeiras páginas do jornal durante quarenta anos.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Vouzela.

Programa:

• Abertura

Rui Ladeira, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela

• 1982 – 2022: O que mudou no jornalismo e nos jornais

Manuela Goucha Soares, jornalista do Expresso;

• Um representante da região de Dão – Lafões na coluna de Salgueiro Maia

Adelino Gomes, jornalista e autor;

• Desafios e transformações do jornalismo local

Carla Martins, professora na Universidade Lusófona e funcionária da ERC (Entidade Reguladora da Comunicação Social)

• A experiência nacional de um jornalista de Lafões

• Encerramento