XIV Concurso Pecuário da Giesteira promoveu gado bovino, ovino e caprino do concelho de Vouzela

Realizou-se no dia 16 de junho, na localidade da Giesteira, na freguesia de Queirã, o XIV Concurso Pecuário, inserido no programa da Feira da Vitela de Lafões.

A iniciativa foi promovida pela Junta de Freguesia de Queirã, pela Câmara Municipal de Vouzela e contou com a colaboração da CAV – Cooperativa Agrícola de Vouzela e Direção Geral Veterinária.

Nesta edição participaram 33 produtores, reunindo um total de 31 bovinos, 46 caprinos e 39 ovinos.

Comparativamente com o ano anterior, verificou-se um aumento do numero de produtores, mais 7 do que em 2011, o número de caprinos também aumentou com mais 11 animais e o numero de bovinos diminuiu em 6 animais. No que diz respeito ao número de ovinos, verificou-se um aumento substancial, tendo participado mais de 23 animais.

Foram atribuídos 10 prémios à classe de Bovinos Raça Mirandesa, 8 prémios à classe Bovinos Raça Arouquesa, à classe de Caprinos 10, e 9 prémios à classe de Ovinos.

Segundo João Caseiro, Veterinário Municipal, “de ano para ano, mais jovens querem levar os seus animais, os de familiares ou amigos, ao concurso, o que também demonstra o incentivo que estes eventos representam para eles, não tanto pela questão de incentivo monetário, mas por orgulho em bem criar as nossas raças autóctones!”, concluiu.