Workshops de monitorização dos recursos piscícolas e da qualidade da água em Cambra e Fataunços

No âmbito do projeto AARC – AtlanticAquaticResourceConservation, Conservação dos Recursos Aquáticos do Atlântico, o Município de Vouzela, a ADDLAP – Associação de Desenvolvimento do Dão, Lafões e Alto Paiva, a Quercus e a Escola Superior Agrária de Viseu/ IPV vão promover um workshop de monitorização dos recursos piscícolas e da qualidade da água, a realizar pelas 14h15, nos dias 28 de maio em Cambra (Zona de Lazer do Espírito Santo) e 11 de junho em Fataunços (Ribeira de Ribamá).

O projeto AARC, desenvolvido no espaço europeu, pretende conceber e aplicar estratégias de gestão integrada de recursos hídricos, associando a proteção dos recursos a um desenvolvimento económico sustentável, através de um modelo de Pagamento dos Serviços dos Ecossistemas, de acordo com as recomendações do Millennium EcosystemAssessmente da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (sigla em inglês IUCN).

Em Portugal, um dos espaços a intervir é a bacia hidrográfica do Rio Vouga, nomeadamente nos concelhos de Viseu, Vila Nova de Paiva, São Pedro do Sul, Oliveira de Frades e Vouzela. Especificamente, no concelho de Vouzela serão intervencionadas as zonas de Cambra e Fataunços.

Pretende-se efetuar uma caracterização das comunidades aquáticas da bacia do Vouga, em particular das populações de peixes e definir estratégias para a exploração dos recursos piscícolas, mediante a definição não só de programas de recuperação e valorização dos ecossistemas ribeirinhos, como também da reabilitação das populações piscícolas com interesse económico para a região.

Também a componente de sensibilização ambiental terá um papel fulcral, com a conceção de um programa de educação para a sustentabilidade, com enfoque na preservação das espécies migradoras e dos seus habitats, o qual será promovido junto das escolas da área de intervenção da ADDLAP e junto dos utilizadores dos cursos de água, em especial os pescadores, prevendo-se que os resultados desta experiência possam vir a ser replicados a nível nacional.

O projeto integra ainda um conjunto de tarefas a executar pela Quercus, como a criação de uma rede de micro-reservas biológicas, edição de publicações relacionadas com a temática, nomeadamente um guião de exploração pedagógica para alunos das escolas, a colocação de painéis informativos junto a praias fluviais e a realização de um workshop temático sobre a gestão de sistemas fluviais a realizar em Outubro.