Vouzela vai implementar projeto de saúde mental na comunidade

A Câmara Municipal de Vouzela e o Instituto Politécnico de Viseu, através da Escola Superior de Saúde (ESS), assinaram, no dia 5 de janeiro, um protocolo de cooperação que visa promover a literacia em saúde, tendo como foco a saúde mental na comunidade de Vouzela.

A parceria tem como objetivo a produção de conhecimento científico, a formação e a consultoria para o desenvolvimento de projetos científicos na área da Saúde Mental no concelho de Vouzela.

“A promoção da saúde mental é uma responsabilidade de toda a sociedade e deve mobilizar todos os cidadãos, cabendo às autarquias o papel de dinamização e apoio às instituições no concelho, de modo a contribuir para a garantia de um ambiente que assegure as condições e a qualidade de vida dos cidadãos no presente e no futuro”, disse na sessão Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela.

“Não há Saúde sem Saúde Mental”, defendeu o autarca, acrescentando que “é necessário e importante falarmos cada vez mais de saúde mental. Porque devemos cuidar dela e porque muitas vezes, ao ser desvalorizada, daí podem surgir perturbações mentais que afetam a vida das pessoas, com evidente impacto na vida social, profissional e familiar de cada um”.

Opinião partilhada por José Costa, Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, que atribui grande relevância ao protocolo assinado, sobre um tema que considera ser “de grande acuidade nos nossos tempos” . “Falar de saúde mental é estarmos preocupados com o que vivemos e sentimos e de que forma nos relacionamos com os outros”, defendeu.

Patrícia Alves, investigadora da Unidade Científico Pedagógica de Saúde Mental e Psiquiátrica da Escola Superior de Saúde de Viseu e coordenadora do projeto, explicou que o protocolo irá materializar-se num plano de ação que irá abranger “as diferentes etapas do desenvolvimento humano e as interações entre os diferentes contextos onde o indivíduo se insere: a família, a escola, o trabalho, o grupo de pares, as instituições”.

Para isso serão desenvolvidas quatro oficinas de inteligência emocional e saúde mental positiva que englobam os trabalhadores da Câmara Municipal de Vouzela (eixo 1); os trabalhadores das entidades/ Instituições do Município de Vouzela (eixo 2), educação de pares na comunidade escolar (eixo 3) e parentalidade Neuro- gentil (pais de crianças até aos três anos de idade) (eixo 4).

Apelando a uma maior consciência sobre as emoções que cada um vive e às consequências que elas podem desencadear, Patrícia Alves defende que “é importante deixar o estigma de lado e começar a tratar de nós próprios”.

O projeto terá uma vigência de dois anos, desenvolvendo-se entre 2024 e 2025.