Vouzela recebe 745 mil euros do Fundo Ambiental para recuperar três zonas ribeirinhas do concelho

A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, deslocou-se ontem, dia 18 de julho, ao concelho de Vouzela para presidir à cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração técnica e financeira, entre a Agência Portuguesa do Ambiente e o Município, para a reabilitação e valorização dos rios Zela e Alfusqueiro e ribeira da Nogueira.

O protocolo prevê uma comparticipação financeira, através do Fundo Ambiental, de 745 mil euros para fazer face aos encargos resultantes dos trabalhos a desenvolver nestas três zonas ribeirinhas do concelho. Com um total de 18km de intervenção, os trabalhos englobam a reabilitação de açudes e levadas (nove estruturas); 5,7 km de técnicas de engenharia natural; a plantação de 11.500 árvores; a beneficiação de 3.500 metros de trilhos de manutenção e a criação de um espaço de eco-recreio.

As soluções preconizadas pretendem a reabilitação, consolidação e renaturalização das margens e a melhoria dos habitats, com o recurso à utilização de materiais e recursos naturais e a aplicação de material vegetal autóctone.

“Para além dos vouzelenses, a reabilitação destas áreas ribeirinhas pretende atrair gente de outros territórios gerando um movimento que dinamize turística e economicamente no nosso concelho e os nossos agentes económicos”, defendeu na ocasião o Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Carlos Oliveira.

Ciente da importância e do alcance do projeto, o autarca deixou um apelo a todos quantos visitam os espaços turísticos do concelho “sejam nossos parceiros na defesa e valorização destes locais, mantenham-nos limpos e em condições de serem utilizados por todos. É fundamental ajustar os nossos comportamentos aos novos tempos”, enfatizou.

A Ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, considera que Vouzela está a investir no futuro com a implementação deste projeto. “A recuperação dos rios é essencial para a preservação e sustentabilidade dos ecossistemas e Vouzela está já a cumprir os desígnios da Lei Europeia do Restauro da Natureza”, concluiu.

Comments are closed.