Vouzela presente no 15º Salão Internacional de Gastronomia e Turismo de Ourense

A região Dão-Lafões estará uma vez mais presente no Xantar – Salão internacional de Gastronomia e Turismo, de Ourense, na Galiza, e que decorrerá de 5 a 9 de Fevereiro.

A Câmara Municipal de Vouzela associa-se novamente à iniciativa, depois do desafio lançado pela Associação Empresarial de Lafões (AEL), enquanto parceira local do evento.

“O Município de Vouzela tem trilhado um longo caminho na divulgação e valorização dos produtos endógenos do concelho, pelo que esta é mais uma forma de nos afirmarmos enquanto território numa iniciativa de âmbito internacional. Dada a proximidade da Galiza à região centro, pensamos que será muito benéfico darmos a conhecer a nossa gastronomia e desta forma aguçarmos a curiosidade dos turistas espanhóis pelo nosso concelho”, sublinhou Rui Ladeira, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela.

A representar gastronomicamente a região estará a Escola Profissional de Vouzela que confecionará os pratos típicos de Dão-Lafões, desde a vitela à Lafões, a cabidela de frango, o bacalhau com crosta de broa de Santa Cruz da Trapa, os pasteis de Vouzela, o folar, o requeijão com doce de abóbora, a torta de laranja de Valadares, entre outras iguarias, sempre acompanhadas pelos vinhos do Dão.

O Salão Internacional dedicará um dia a cada uma das 18 regiões presentes, quer de Espanha, quer de Portugal e também de Cuba, o país convidado desta edição, sendo que o dia da região Dão-Lafões será sábado, dia 8 de Fevereiro.

Esta é a 15ª edição do Xantar, uma feira acreditada internacionalmente e que tem como objetivo promover o turismo baseado na qualidade da gastronomia e da hotelaria.

Mais informações sobre o evento em www.xantar.org