Vouzela em festa durante seis dias

Vários milhares de pessoas passaram pela vila de Vouzela para assistir à 97ª edição das Festas do Castelo, numa organização da Câmara Municipal de Vouzela.

A iniciativa, que se realizou de 1 a 6 de Agosto, contou uma vez mais com um programa diversificado, com concertos de música, festival de folclore, atuação de bandas filarmónicas, percurso pedestre, ciclismo, feira de artesanato, fogo de artifíco, entre outras atrações.

As festas começaram na manhã do dia 1 de agosto com a Feira Mensal e o Concurso Pecuário de gado bovino e caprino e à noite o já habitual concerto da Sociedade Musical Vouzelense, que juntou muito público na Alameda D. Duarte de Almeida.

No dia 2, o 1º concurso “Alma na Voz” contou a participação de 13 cantores do concelho e arredores, numa noite totalmente dedicada ao fado e ao talento local.

Na sexta-feira, dia 3 de agosto, dois momentos altos da festa. Primeiro, a inauguração da Feira de Artesanato, que este ano contou com 58 stands de artesãos vindos de todo o país. No certame estiveram expostas miniaturas em madeira, linhos e bordados, olaria, cestaria, bijuteria, mel e licores, entre outras peças de artesanato. O segundo momento alto decorreu na Alameda D. Duarte de Almeida, com a atuação dos Amor Elctro para mais de 2000 pessoas.

No dia 4, pelas 9h30, cerca de 150 pedestrianistas participaram na inauguração do PR8 Percurso da Água e da Resina, na freguesia de Queirã. À tarde, animação infatil e o concerto da Sociedade Musical Cultura e Recreio de Paços de Vilharigues. À noite, novo ponto alto do programa, com a atuação dos Per7ume e depois da meia noite o DJ Vitto, do Ice Club Viseu, encerrou o quarto dia das Festas do Castelo.

No domingo, dia 5, o dia começou com um passeio de cicloturismo pelo concelho, no qual participaram 40 ciclistas, pelas 15h30 atuou a recém criada Banda Juvenil da Sociedade Musical Vouzelense e uma hora mais tarde decorreu o desfile de Ranchos Folclóricos pela vila, tendo participado o Rancho Folclórico de Vilar, o Rancho Folclórico da Afurada de Vila Nova de Gaia, o Grupo Folclore Uhot da Turquia e o Compañia Artistica Estampas de Colombia. Às 18h foi a vez do Grupo de Trajes e Cantares de Cambra subir ao palco das Festas do Castelo e às 21h30 o Festival Internacional de Folclore que, para além dos grupos que desfilaram durante a tarde, contou também com a presença do Rancho Folclórico da Ribeira de Ponte de Lima. A encerrar a noite o espetáculo piromusical “Amor a Portugal”.

As Festas do Castelo terminaram na segunda-feira, dia 6 de agosto, com a atuação dos Ganda Malucos.

Fazendo um balanço muito positivo do certame, Telmo Antunes, presidente da Câmara Municipal de Vouzela, sublinha a enorme adesão de público durante os seis dias da iniciativa. Segundo o autarca “os nomes sonantes da música portuguesa, a feira de artesanato e o festival internacional de folclore foram alguns dos “ingredientes” que marcaram estas festas e que trouxeram a habitual animação à vila”, defendeu.