Vouzela cria rede concelhia de Bibliotecas

Foi criada em Vouzela uma rede concelhia de bibliotecas, um projeto que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas de Vouzela, o Agrupamento de Escolas de Campia e Vouzela, a Escola Profissional e o Centro de Formação Castro Daire/ Lafões.

O protocolo de colaboração foi assinado no dia 6 de junho, numa sessão onde foi também apresentado o portal da rede concelhia de bibliotecas e que concretiza na prática este projeto.

“Trata-se de um projeto que pretende promover o livro e a leitura junto da comunidade escolar. O livro é ainda uma peça muito importante no ensino e na nossa cultura, e embora a leitura on line ganhe cada vez mais espaço, nós continuamos a lutar para que o livro em suporte físico continue a fazer parte da rotina dos nossos estudantes”, referiu na sessão Telmo Antunes, Presidente da Câmara de Vouzela.

Fazem parte da rede concelhia as bibliotecas da Escola Básica Integrada de Campia, da Escola Básica de Vouzela, do Centro Escolar de Queirã, da Escola Secundária de Vouzela, da Escola Profissional de Vouzela e da Biblioteca Municipal de Vouzela, sendo que estas bibliotecas disponibilizam para o catálogo coletivo mais de 7.300 documentos.

Através da pesquisa no portal é possível saber qual a localização do documento e quantos exemplares existem no concelho. Fazendo o registo na página, o utilizador pode ainda fazer a reserva do livro.

Para além da pesquisa de livros, o portal da rede concelhia dispõe ainda de recursos de apoio ao estudo, serviços de Internet, ligações úteis a sites e uma agenda concelhia com informações e notícias ligadas à Educação e Cultura.

O portal está disponível em rbvouzela.org