Vouzela comemora Dia Internacional do Livro Infantil

No âmbito da comemoração do Dia Internacional do Livro Infantil, que se comemora a 2 de abril, data de nascimento do escritor Hans Christian Andersen, a Câmara Municipal de Vouzela vai assinalar a efeméride com a apresentação de dois livros infantis.

“Xavier e a sua Bola de Sabão”, da vouzelense Suzana Mendes Ramos, e “O meu Amigo Tobi”, da sampedrense Diana Cunha Lopes, são as obras que vão estar em destaque na sessão que terá lugar no Auditório Municipal 25 de abril, em Vouzela, pelas 15h.

Para além de dar a conhecer o trabalho de autoras da região, a atividade pretende chamar a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

• SINOPSES

“Xavier e a sua Bola de Sabão”

Esta é uma história encantadora que nos leva a conhecer Xavier, um menino de nove anos, com uma imaginação brilhante e uma visão única do mundo em seu redor. Para ele, às vezes, o mundo pode ser como uma imensa bola de sabão, onde é possível encontrar refúgio.

Xavier é uma criança curiosa que descobre a beleza escondida nos detalhes simples da natureza e da vida, sabendo muito bem do que gosta e do que não gosta. Uma narrativa cativante que convida os leitores a explorarem a sua própria imaginação, que às vezes é tudo o que precisamos para tornar o mundo um lugar melhor.

Prepare-se para embarcar numa aventura extraordinária, ao lado de Xavier, e descobrir a magia que pode existir em cada bola de sabão.

Sobre a autora Suzana Mendes Ramos

Nasceu em Coimbra e cresceu no coração de Portugal, numa aldeia da misteriosa Serra do Açor, entre casas de xisto saídas de um conto de fadas, trilhos de montanha, magníficos bosques mágicos, ribeiros e cascatas transparentes. Aqui, fez amizade com as criaturas do mundo animal e vegetal.

Das vizinhas minas da Panasqueira veio o fascínio pelas “joias da terra”, as “pedras brilhantes” que o pai trazia como presente.

Já mulher, trabalhou durante vinte e dois anos no apoio a pessoas com deficiência. Ali, aprendeu a respeitar a diferença (em todos nós e não apenas nos ditos “diferentes” ou “especiais”). Ali, apurou a sensibilidade para acolher, incluir, escutar, motivar, incentivar e, sobretudo, estar presente.

Há dez anos, foi mãe de um menino. Uma mãe apaixonada, empenhada em apoiar, com amor, o crescimento do filho, deixando-o florescer, em segurança e liberdade, oferecendo estrutura e, ao mesmo tempo, espaço para desabrochar à sua maneira e no seu tempo.

Vive, hoje, numa aldeia do concelho de Vouzela, com o marido e o filho Dinis.

Embora goste de escrever desde pequena, foi a maravilhosa vivência da maternidade que a desafiou a sair da sua própria “bola de sabão” para escrever esta história que agora chega às tuas mãos.

O meu Amigo Tobi”

Simão é uma criança que tem como seu amigo inseparável Tobi, um robô que os seus pais lhe ofereceram, que lhe faz companhia e que o ajuda com as tarefas escolares. Tobi segue Simão para todo o lado, até dorme com ele.

Misteriosamente, um dia, ao acordar, Simão ficou muito intrigado e apreensivo, quando verificou que Tobi não se encontrava ao seu lado, na cama, como sempre acontecera até esse dia.

Simão inicia a busca pelo seu amigo, seguindo algumas pistas, inspirando-se em aventuras de um dos seus personagens favoritos.

Porque desapareceu Tobi? É o que vamos descobrir ao longo desta história cheia de ternura.

Sobre a autora Diana Cunha Lopes

Diana Cunha Lopes nasceu a 27 de março de 1966, em Lisboa. Licenciou-se em Geografia e Planeamento Regional, pela Faculdade de Letras de Lisboa, e em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa.

Viveu vários anos na Costa da Caparica, concelho de Almada, tendo mudado para Oliveira de Frades, em 2013 e, recentemente, para São Pedro do Sul.

Desde cedo, demonstrou gosto pela leitura e pela escrita. Escreveu pequenos textos e histórias que contava aos seus filhos, à noite, para adormecerem.

“O meu amigo Tobi” é a primeira obra da sua autoria.