Vouzela com orçamento de 22,6 milhões de euros para 2024

A Assembleia Municipal de Vouzela aprovou, no dia 21 de dezembro, o orçamento do município para 2024 no valor de 22,64 milhões de euros.

Devido à instabilidade internacional, o orçamento demonstra uma forte preocupação social, verificando-se um aumento de aproximadamente 10% da despesa corrente. Com o documento, a autarquia pretende prosseguir uma estratégia de rigor, assegurar o desenvolvimento sustentável e equilibrado do município e aproveitar ao máximo as oportunidades de co-financiamento disponíveis para a prossecução da estratégia Portugal 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência.

O documento prevê um conjunto de investimentos em diversas áreas que são considerados estruturantes para o concelho, como a habitação, mobilidade, reposição de infraestruturas coletivas, desenvolvimento económico, educação, defesa da floresta, saneamento e abastecimento de água.

Entre os projetos que levam uma maior fatia do orçamento estão a Estratégia Local de Habitação (1,2 milhões de euros), a reabilitação das zonas ribeirinhas (dois milhões de euros), o Polo Criativo de Vouzela (1,3 milhões de euros) a Loja do Cidadão (1,35 milhões de euros), a requalificação viária (um milhão de euros), o abastecimento de água e saneamento (800 mil euros) e a mobilidade suave (350 mil euros).

Para fazer face aos gastos com recursos humanos, estão previstos 6,6 milhões de euros (já incluindo os oriundos das transferências de competências).

O Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2024 dão corpo aos compromissos que o executivo assumiu com os Vouzelenses, espelhando a imagem de um concelho que investe no desenvolvimento económico, na educação, na ação social, na cultura, no ambiente e recursos naturais, no turismo, na habitação, no bem-estar, na segurança e na qualidade de vida das pessoas”, defende Carlos Oliveira, vice-presidente da autarquia.

Segundo Carlos Oliveira, “a nossa governação baseia-se nos princípios do rigor, da transparência, da responsabilidade política e do equilíbrio financeiro, na plena convicção de que são eles os pilares de um concelho em busca da prosperidade, que se preocupa, dá resposta e cria oportunidades para os que residem, para os investem, para os que trabalham e para os que visitam Vouzela”.

O orçamento e as GOP foram aprovados com os votos a favor do PSD e seis votos contra do Partido Socialista.

Comments are closed.