Com o objetivo de promover sinergias e o desenvolvimento sustentável nos setores gastronómico, agroalimentar e turístico, as autarquias de Vouzela, Cascais e Fundão assinaram, ontem, dia 5 de fevereiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cascais, um protocolo de colaboração para a criação de uma rede de FoodLabs em Portugal.
A cerimónia contou com a presença de Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, de Carlos Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, e de Luís Miguel Gavinhos, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Fundão.
O projeto, que será alargado a outros municípios do país, pretende reforçar a política de promoção de uma oferta gastronómica de excelência, alicerçada na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, partilha de conhecimento e boas práticas, programas de aceleração, capacitação e iniciativas com impacto nas comunidades e nos respetivos territórios.
Realçando a importância desta rede colaborativa, o presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Carlos Oliveira, espera que o trabalho de parceria permita, por um lado, a valorização dos produtos endógenos, e por outro a “promoção de áreas estratégicas para os nossos territórios e para o desenvolvimento e crescimento das nossas comunidades”, concluiu.
Recorde-se que Vouzela apresentou em outubro de 2024 o seu espaço Vouzela FoodLab, uma incubadora que pretende apoiar o desenvolvimento de novas iniciativas empresariais ligadas à experimentação e inovação na área da gastronomia, projeto ao qual estará também ligada esta rede colaborativa.
Comments are closed.