Vouzela assinalou 40 anos do 25 de abril

De 25 a 28 de abril, o concelho de Vouzela assinalou os 40 anos do 25 de abril com várias atividades destinadas à população geral.

O dia 25 começou com a reunião da Assembleia Municipal, durante a qual decorreu uma sessão solene evocativa da efeméride, onde intervieram os líderes das bancadas do PS e do PSD, José Manuel Simões de Almeida e João Jorge Vale de Andrade. Evidenciando os valores da liberdade, igualdade e fraternidade, os dois eleitos foram também unânimes a destacar o poder local como uma das maiores conquistas do 25 de abril, garantindo “Eleições livres e representativas das comunidades locais”.

Ainda durante a manhã, realizou-se também a segunda edição da estafeta 25 de abril, que ligou as localidades de Cambra, Paços de Vilharigues, Ventosa e Vouzela. Mais tarde, pelas 15h30, teve lugar, na Alameda D. Duarte de Almeida, o tradicional concerto da Sociedade Musical Vouzelense e à noite, pelas 20h, a tertúlia “25 de abril – 40 anos de memórias”, uma iniciativa promovida pela ADDA (Associação D. Duarte de Almeida), em colaboração com a autarquia, e na qual participaram, dando os seus testemunhos pessoais, Alberto Correia, antigo presidente da Junta de Vouzela; António Alexandrino Matos, que encabeçou a primeira comissão administrativa no pós 25 de abril; Manuel Bandeira Pinho, antigo presidente da Câmara de S. Pedro do Sul; José Mendes, ex-combatente e Ângela Carvalhas e António Aidos antigos vereadores da Câmara de Vouzela. A moderar esteve Carlos Rodrigues, também ele ex-autarca do município de Oliveira de Frades, numa iniciativa que contou com a presença de cerca de 70 pessoas.

A terminar em grande o dia 25 de abril, realizou-se o concerto “Vozes de Abril”, pelo grupo Vozes da Terra. O cine-teatro encheu-se para ouvir um dos grupos mais acarinhados do concelho, que durante 1h30 de espetáculo apresentou músicas de Zeca Afonso, Sérgio Godinho, José Niza, José Mário Branco, entre outros.

As comemorações seguiram no dia 26, pelas 21h30, com a peça de teatro “Arraia Miúda” protagonizada pelos alunos da Universidade Sénior de S. Pedro do Sul e encenada por Jaime Gralheiro.

A terminar o programa, realizou-se no dia 28 de abril de manhã, a 11º edição da Assembleia Municipal da Juventude, este ano alusiva ao tema desperdício alimentar. A sessão contou com a presença de cerca de 20 jovens dos vários níveis de ensino das escolas do concelho. Os jovens divulgaram alguns números do desperdício que atualmente é feito a nível nacional e mundial e deixaram também algumas sugestões de intervenção para ajudar a inverter esta situação.

As comemorações dos 40 anos do 25 de Abril foram organizadas pela Câmara Municipal de Vouzela e contaram com o apoio da GNR, dos Bombeiros Voluntários de Vouzela, Juntas de freguesia, Sociedade Musical Vouzelense, ADDA, Grupo Vozes da Terra, ACR Cambra e Sequeira & Sequeira.