Vouzela Art’Fest vai receber residência artística em 2015

Vouzela Art’Fest foi a mais recente proposta cultural da Câmara Municipal, numa iniciativa que conjugou o cinema, a música e o teatro e que se realizou nos dias 26, 27 e 28 de setembro, no Parque da Liberdade, em Vouzela.

Durante três dias, foram várias as propostas, destinadas a vários públicos, das quais se destacou o festival de curtas, apresentado pelas universidades da Beira Interior, Lusófona do Porto, Católica Portuguesa, Escola Superior de Teatro e Cinema e Escola Superior Artística do Porto; a mostra de filmes antigos sobre Vouzela; o espetáculo “A Viagem”, apresentado pela Associação Cultural e Recreativa de Cambra; a antestreia do Teatro das Poldras e os concertos das bandas Les Crazy Coconuts, The Greyhound James Band, First Breath After Coma e dos vouzelenses Memoirs of a Secret Empire.

O programa contemplou ainda um mercado livre, dinamizado pela Associação Cultural e Recreativa de Vouzela (ACRV) e Associação D. Duarte de Almeida (ADDA), desporto aventura, ginástica ao ar livre, atividades para crianças, Dj e nice food, com demonstração de gin & sushi, petiscos e cerveja artesanal.

Para a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vouzela, Carla Maia, o balanço do certame é “positivo”, na medida em que “foram lançadas bases para um novo conceito de festival, inédito no concelho e na região, e esperamos que com o contributo de todos consigamos fazer um evento ainda mais abrangente dentro das vertentes exploradas no Art’Fest e que foram o cinema, a música e o teatro”, sublinhou a vereadora que garantiu a realização de nova edição já no próximo ano.

Em 2015, o festival irá ser antecipado devido à realização da residência artística “Vouzela um concelho cinematográfico”, uma iniciativa que contará com a presença dos alunos das cinco universidades que estiveram presentes este ano no festival de curtas metragens. Segundo a vereadora, “a residência terá de decorrer durante o ano letivo das universidades, já que os alunos permanecerão durante uma semana em Vouzela no sentido de desenvolverem projetos de cinema tendo como cenário o nosso concelho”, concluiu.