Vouzela Activo II será lançado em Outubro

Foi assinado, no dia 26 de Julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o protocolo de colaboração entre o Município de Vouzela e várias entidades para o desenvolvimento do projecto Vouzela Activo II.

Depois de lançado o estudo Vouzela Activo, em 2009, cuja investigação se centrou nos hábitos de vida das crianças e jovens da escolaridade obrigatória e secundária do concelho no ano lectivo de 2006/ 07 e no estudo de factores de risco, doenças cardiovasculares, níveis de actividade física, valores de composição corporal e hábitos alimentares de famílias nucleares no concelho, as entidades parceiras voltam a reunir-se para trabalhar numa nova publicação.

“O projecto Vouzela Activo II terá a particularidade de abranger também a Educação Pré-escolar do concelho de Vouzela”, referiu Telmo Antunes, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, durante a sessão.

O autarca agradeceu ainda a toda a equipa responsável pelo trabalho, bem como às instituições parceiras, a dedicação a mais um estudo de “grande qualidade e rigor científico”.

José Maia, Professor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, explicou que esta nova investigação, para alem de continuar a monitorizar os alunos que participaram no primeiro estudo, será complementada com novas variáveis, desde o crescimento, a composição, a forma do corpo, a maturação biológica, entre outras.

Para o Professor Catedrático, trata-se de um projecto pioneiro, único a nível nacional e difícil de concretizar noutras regiões do país.

O Vouzela Activo II é dinamizado pelo Município de Vouzela, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Agrupamento de Escolas de Vouzela e conta com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Campia, Escola Secundária e Escola Profissional de Vouzela, Agrupamentos de Saúde Dão Lafões II e Santa Casa da Misericórdia de Vouzela.

O resultado final da investigação deverá ser publicado já no próximo mês de Outubro.