Voluntários vão plantar 10.000 árvores nas áreas ardidas do concelho de Vouzela

“Vamos Florestar Vouzela” é o nome da iniciativa e o desafio que a Câmara Municipal propõe à população do concelho nos dias 22 e 23 de março.

Trata-se de uma ação de voluntariado, integrada nas comemorações do Dia Mundial da Floresta, e que tem como objetivo promover a plantação de 10.000 árvores nas áreas ardidas pelos fogos florestais do verão passado na serra do Caramulo (Lugar da Penoita e Nogueira, em Alcofra).

A ação do município realiza-se em parceria com a ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente
no âmbito do seu projecto ProNatura. Conta com o apoio do Barclaycard e dos seus clientes, que através da campanha de 1 extrato digital =1 árvore ofereceram 10.000 árvores ao concelho de Vouzela. Serão plantadas várias espécies como o castanheiro, carvalho, cipreste do Buçaco, bétula e freixo.

A plantação destas árvores pretende então envolver a sociedade civil, pelo que se conta com a participação de inúmeros voluntários nesta iniciativa. No dia 22, sábado, a concentração será pelas 9h, no Mercado Municipal de Vouzela, com chegada prevista para as 9h30 à casa florestal de Covas. No dia 23, domingo, a concentração será também às 9h na Junta de Freguesia de Alcofra, com chegada prevista às 9h30 ao depósito de água na serra da Nogueira.

Os interessados em participar deverão efetuar a sua inscrição até ao dia 19 de março, através do 232 740 740 ou pelo mail gtf@cm-vouzela.pt A organização solicita aos participantes que tragam calçado adequado, enxada e luvas.

A iniciativa “Vamos Florestar Vouzela” conta ainda com o apoio do Agrupamento de Escuteiros de Campia, da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vouzela e do ICNF- Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

ADDLAP oferece 1.000 árvores para reflorestação das áreas ardidas

Também no âmbito da iniciativa “Vamos florestar Vouzela”, a ADDLAP – Associação de Desenvolvimento do Dão, Lafões e Alto Paiva vai oferecer 1000 árvores para reflorestar as áreas ardidas da Penoita e da serra da Nogueira, em Alcofra.

No total, a floresta de Vouzela vai contar com total de 11.000 novas árvores que serão plantadas por voluntários.