VII Festival da Vitela de Lafões regressa a Vouzela de 3 a 5 de junho

Depois de dois anos suspenso devido à pandemia, o Festival Gastronómico da Vitela de Lafões e Produtos Regionais vai regressar à Alameda D. Duarte de Almeida, em Vouzela, de 3 a 5 de junho.

A abertura está marcada para as 19h do dia 3, com a presença do Presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado e do presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas. O programa desse dia fica marcado pela apresentação do Vinho Chão do Vale “Vinhas Velhas – Branco Lafões DOC” e mais tarde, pelas 21h30, a atuação do grupo Sons do Minho.

Ao longo de três dias, à sombra das árvores da Alameda D. Duarte de Almeida, em Vouzela, vão estar presentes cinco restaurantes com espaços que servem almoços, petiscos e jantares à base de Vitela de Lafões (IGP) e de outros produtos regionais.

“Quintinha dos Animais”, com diversas espécies domésticas, showcooking, animação de rua, exposição e venda de produtos endógenos e oficinas serão outras das iniciativas em cartaz.

Nesta edição, haverá novamente a atividade “Passeio ao mundo rural”, com a visita em comboio turístico a uma exploração em Adsamo – Ventosa, onde é criada a Vitela de Lafões. A inscrição, gratuita, permite contactar com os animais no pasto, desfrutar da beleza das paisagens naturais do concelho e degustar produtos regionais. Os interessados deverão formalizar a sua inscrição no Posto de Turismo de Vouzela, pelo 232 740 070 ou pelo mail gab.turismo@cm-vouzela.pt

O Festival da Vitela de Lafões tem como principal objetivo incentivar a produção e promover a confeção de Vitela de Lafões com certificação de Indicação Geográfica Protegida (IGP) nos restaurantes da região, garantindo a qualidade do produto.

PROGRAMA:

3 junho (sexta-feira)

19h00 Abertura oficial
- Presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas
- Presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado
Arruada pela Sociedade Musical Vouzelense
19h30 Apresentação do Vinho Chão do Vale “Vinhas Velhas – Branco Lafões DOC”
22h00 Atuação SONS DO MINHO

4 junho (sábado)

10h30 Passeio ao Mundo Rural (visita a exploração em Adsamo) – Passeio de comboio turístico
12h00 Abertura do Certame
13h – JAZZ'IN ALAMEDA