Um milhão e oitocentos mil euros serão investidos em Vouzela até 2013

Mais de um milhão e oitocentos mil euros é o valor que vai ser investido no concelho de Vouzela, no âmbito do PRODER/ Abordagem LEADER gerida pela ADDLAP (Associação de Desenvolvimento Dão Lafões e Alto Paiva). Os protocolos com as entidades financiadas foram assinados na passada sexta-feira, dia 4 de maio, em Viseu. No total, do concelho de Vouzela foram aprovadas quinze candidaturas, pertencendo cinco ao setor privado, englobando um investimento de 892.696 euros, e dez candidaturas de autarquias e associações sem fins lucrativos, com um investimento superior a 912 mil euros. No setor privado foram aprovadas candidaturas para a criação de um novo restaurante, dinamização de uma empresa de informática e a criação de três novas unidades de turismo de habitação. No que diz respeito às coletividades, foram aprovados seis projetos para recuperação e beneficiação de instalações, melhoramento no atendimento prestado aos cidadãos e informatização de serviços. Já nas autarquias, está prevista a criação de duas rotas, uma na freguesia de Cambra e outra na freguesia de Carvalhal de Vermilhas. Pelo Município de Vouzela foram apresentadas duas candidaturas, cujo valor total do investimento ronda os 400 mil euros, e que visam a concretização de vários projetos de índole turística, desportiva e cultural, nomeadamente a edição de duas monografias, uma alusiva ao património natural e outra ao património cultural, a criação de um roteiro cultural do concelho, a criação do PR8 “Percurso da Água e da Resina”, em Queirã, a recuperação de um moinho de água e da Escola do Couto, transformando-a num albergue para turistas, a criação de centros de BTT, escalada, orientação e voo livre, e a criação de um centro de lazer intergeracional, que compreende um parque infantil e um circuito de manutenção sénior. Estes projetos serão desenvolvidos entre 2012 e 2013. Rui Ladeira, vice-presidente da Câmara Municipal de Vouzela, considera que as quinze candidaturas aprovadas e protocoladas terão um impacto muito significativo no concelho. Segundo o autarca, “estes projetos irão incrementar a dinâmica económica, empresarial e social, contribuir para a criação de postos de trabalho diretos e indiretos, irão também permitir recuperar e preservar o património edificado de cariz rural, impulsionar e afirmar a nossa oferta turística e proporcionar mais e melhores meios às nossas coletividades”, concluiu.