“Um Coração, duas casas” foi apresentado em Vouzela na Galeria Leituras (in)esperadas

O livro “Um Coração, duas casas” foi apresentado no passado sábado, dia 20 de novembro, na Galeria Leituras (In) esperadas, em Vouzela.

Da autoria de João Martins e Ana Rita Dias, o livro retrata o impacto que a separação tem no casal, mas essencialmente as dúvidas, o receio e até o sentimento de culpa que muitas crianças sentem.

Para a sessão de apresentação, João Martins preparou uma adaptação da história, numa versão contada pela personagem Separação e acompanhada por um teatro de papel – o kamishibai.

A iniciativa contou com a presença da vereadora da Cultura e presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Vouzela, Carla Maia, que reforçou, junto do público presente, a importância da mensagem do livro.

“Nas minhas funções enquanto presidente da CPCJ deparo-me, infelizmente, com casos de separação entre casais e a minha maior preocupação é passar-lhes a mensagem de que eles não se estão a separar dos filhos, mas sim a separar-se enquanto casal. A prioridade do ex-casal deverá ser sempre o bem estar e a felicidade dos filhos. E este livro vem precisamente, através de uma linguagem muito simples e acessível, abordar esta questão que é tantas vezes complexa e deixa marcas muito profundas nas crianças”, referiu.

Como forma de ajudar a trabalhar o tema nas escolas, Carla Maia adiantou ainda que a autarquia adquiriu vários exemplares que serão distribuídos por todos os jardins de infância e escolas do primeiro ciclo do concelho.

Comments are closed.