Sociedade Musical Vouzelense apresenta monografia alusiva ao percurso de 150 anos de vida

A Sociedade Musical Vouzelense apresentou no passado sábado, dia 11 de fevereiro, no cineteatro João Ribeiro, a monografia “Vouzela Terra de Cultura”, uma publicação que assinala os 150 anos da banda mais antiga do concelho.

A obra, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Vouzela, foi escrita por Agostinho Torres de Almeida e atualizada pela sua filha Celeste Torres de Almeida que, na partida deste, em 2012, foi desafiada pela direção da coletividade a completá-lo.

O trabalho centrou-se no estudo da história da banda de Vouzela, procurando aprofundar o seu conhecimento, explorando o seu contexto musical, social e cultural.

Para a co-autora do livro, “a Sociedade Musical Vouzelense merece ser celebrada. Este era, e é, o contributo de Agostinho Torres de Almeida para celebrar uma instituição cultural que regista vitalidade crescente, graças a todos quantos dela fizeram e fazem parte, na direção, na organização, execução e no ensino da música”.

Opinião partilhada pelo presidente da direção, Luís Paiva, que considera a monografia “um manual do associativismo, um tributo ao seu principal autor, a todos os dirigentes, maestros e executantes do passado e do presente, bem como um “romance” para todos os Vouzelenses, que tratam a sua banda como “a menina dos seus olhos”.

Felicitando a coletividade pelos seus 150 anos de vida, Rui Ladeira, lembrou o percurso “de dedicação à música, à cultura e de preservação e desenvolvimento da identidade coletiva do concelho de Vouzela”, destacando dois episódios da história mais recente da banda; a inauguração da nova sede em 2014 e a homenagem no feriado municipal de Vouzela, a 14 de maio de 2015.

Durante o evento, a banda realizou um arruado pela vila e atuou em diversos momentos no cineteatro de Vouzela.