Secretária de Estado do Turismo visitou Vouzela

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, deslocou-se, hoje, ao concelho de Vouzela numa visita oficial que teve a sustentabilidade como tema central e que contou também com a presença de Carlos Abade, Vogal do Turismo de Portugal; Pedro Machado, Presidente da Turismo do Centro e técnicos, Nuno Martinho, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e do executivo da Câmara Municipal de Vouzela.

Rita Marques ficou a conhecer o processo de certificação da sustentabilidade de Vouzela, ouvindo também testemunhos pessoais de três operadores locais (Barão Guest House, Weekend – Atividades Turísticas e Tasquinha de Lafões) cujos processos de certificação estão em curso. Para estes representantes trata-se de um projeto muito desafiante, mas são unânimes em considerar que os ganhos a nível de oportunidade de negócio e de gestão ou logística são muito positivos.

Defendendo que a sustentabilidade não é uma moda, a Secretária de Estado sublinhou que este conceito é algo “avaliado e valorizado pelos turistas e visitantes e, por isso, é fundamental para os territórios trabalhar as três vertentes: económica, ambiental e social”.

Para Rita Marques há um potencial na sustentabilidade muito grande “e este deve ser assegurado através de um esforço coletivo, que envolva autarquias, comunidades intermunicipais, associações locais e regionais, empresas de turismo e entidades de turismo, numa missão integrada que permita fazer de Portugal o melhor destino sustentável do mundo, é este o desígnio que pretendemos alcançar”.

“Vouzela, ao ser o primeiro concelho do país com a certificação da sustentabilidade, já deu o seu sinal e estará sempre empenhado nesse esforço nacional”, disse na ocasião Rui Ladeira, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela.

Entendendo a sustentabilidade como um projeto estruturante, o autarca considera também que há outros produtos que podem “ajudar a alavancar o nosso território e para os quais é fundamental haver financiamento. Desde logo o projeto Aldeias do Caramulo, muito à semelhança das Aldeias Históricas ou de Xisto, que ajudará a revitalizar as nossas aldeias; a rota N16, cuja ligação Aveiro – Vilar Formoso permitirá dinamizar turisticamente algumas localidades do interior ou a reabilitação, com identidade ferroviária, da estação de Vouzela e a linha do Vouga no concelho numa parceria com a Fundação Museu Nacional Ferroviário do Entroncamento, um produto turístico que fará ligação à nossa ecopista e que irá recuperar a memória desta atividade que em tempos tanta expressão teve no concelho de Vouzela”, concluiu.

O programa da visita terminou com uma caminhada pela ecopista e centro histórico da vila de Vouzela.