Projecto “Eu e os Outros” promove reflexão sobre temáticas relacionadas com a adolescência

O Município de Vouzela vai promover, a partir do dia 7 de Setembro e durante este mês, o projecto “Eu e os Outros”, uma iniciativa desenvolvida por uma equipa técnica ligada à Linha Vida SOS Droga e que tem como principais objectivos promover a reflexão em grupo sobre temas do desenvolvimento ligados à adolescência, desenvolver os processos de tomada de decisão e criar uma dinâmica de grupo geradora de crescimento pessoal e social.

Esta é uma das acções definidas no âmbito do Plano de Acção da Rede Social e do Programa de Respostas Integradas (PRI), cujo protocolo foi assinado, em Vouzela, a 29 de Março, e que tem como principal objectivo criar uma rede de respostas integradas tendo em vista a resolução de problemas relacionados com o consumo de substâncias psicoactivas numa lógica de prevenção, minimização de danos e reinserção social.

Nas sessões do projecto “Eu e os Outros” serão trabalhadas diversas histórias com temas ligados ao desenvolvimento pessoal e social. Participarão dez técnicos da autarquia e do Centro de Saúde de Vouzela e vinte professores das quatro escolas do concelho, os quais terão, posteriormente, de aplicar os conceitos abordados em contexto de sala de aula, durante o ano lectivo que agora começa.

As formações serão dinamizadas por técnicas do Instituto da Droga e Toxicodependência através do Centro de Repostas Integradas de Viseu.