Programa “Eu e os Outros” envolveu cerca de 250 alunos do concelho

Cerca de 250 alunos, dos 2.º e 3.º ciclos e ensino profissional e 18 professores/técnicos dos Agrupamentos de Escolas de Campia e Vouzela e Escola Profissional participaram, durante o ano letivo 2011/ 2012, na implementação do programa “Eu e os Outros”. O desenvolvimento deste programa implicou uma formação teórica e prática de professores/técnicos, tendo sido orientada/acompanhada por uma técnica do Centro de Respostas Integradas de Viseu, do Instituto da Droga e da Toxicodependência.

Com o objetivo de promover a reflexão em grupo sobre temas do desenvolvimento ligados à adolescência, o projeto procurou, através de uma narrativa interativa, promover um conjunto de decisões partilhadas na resolução de problemas do dia a dia dos jovens alunos. Durante o ano letivo foram trabalhadas, em contexto de sala de aula, e selecionadas pelos alunos, diversas histórias sobre várias temáticas, desde a Escola, a Amizade, passando pelos Amores e Desamores, Crescer e Drogas e a Lei.

Para os alunos e professores envolvidos a iniciativa foi um êxito, não só pela abordagem que era feita aos temas, como também pela pertinência e interesse dos assuntos discutidos, pois este projeto de desenvolvimento de competências pessoais e sociais permite abordar temáticas como: consumo de substâncias psicoativas; alimentação; bullying, gestão de conflitos, preconceitos, escolas, relações familiares, sexualidade, violência no namoro, comunicação, adolescência, entre outros.

Esta foi uma das atividades definidas no âmbito do Plano de Ação da Rede Social e do Programa de Respostas Integradas (PRI), cujo protocolo foi assinado, em Vouzela, a 29 de março de 2011, do qual fazem parte as seguintes entidades: Câmara Municipal de Vouzela, Agrupamento de Escolas de Vouzela, Agrupamento de Escolas de Campia, Escola Secundária e Escola Profissional, Centro de Saúde, Segurança Social e Instituto da Droga e da Toxicodependência. Este protocolo tem como principal objetivo criar uma rede de respostas integradas tendo em vista a resolução de problemas relacionados com o consumo de substâncias psicoativas numa lógica de prevenção, minimização de danos e reinserção social.