Programa Alimentar “Os Super Saudáveis” decorre nas escolas do 1º ciclo do concelho

“Os Super Saudáveis” é um programa de Educação Alimentar que arrancou ontem, dia 18 de outubro, no Agrupamento de Escolas de Vouzela.

Dirigido às crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, a iniciativa é promovida pela Liga Portuguesa contra o Cancro em parceria com os agrupamentos de escolas do concelho de Vouzela e a Câmara Municipal.

“Inicialmente cada criança recebe uma caderneta explicativa (um passaporte) e um conjunto de cinco cartas. Estas cartas iniciais correspondem a alimentos que as crianças conhecem: água, azeite, batata, ovo e cenoura. As restantes 10 cartas serão entregues ao ritmo de duas cartas semanais cada semana, de acordo com uma calendarização prévia. No total, cada criança irá colecionar 15 cartas que representam 15 alimentos saudáveis – “Os Super Saudáveis””, explicou Raquel Ferreira, diretora do Agrupamento de Escolas de Vouzela, na sessão de apresentação.

O programa irá decorrer durante cinco semanas, sendo que um almoço e um lanche por semana serão acompanhados de um alimento com um poder super saudável. Com a ingestão desses alimentos, na escola serão entregues as respetivas cartas. Assim, ao almoço, uma vez por semana, será servido um alimento na escola e uma vez por semana será pedido aos pais para prepararem um lanche para a escola que inclua outro alimento saudável.

“Pretendemos com este projeto fomentar hábitos alimentares mais saudáveis nas crianças, envolvendo os alunos e as famílias na definição de ementas que privilegiem escolhas alimentares mais adequadas do ponto de vista nutricional”, concluiu.

Congratulando-se com as parcerias envolvidas no programa, o vereador com o pelouro da Educação, Carlos Oliveira, realçou a importância do projeto e o desafio que encerra na sensibilização das crianças, famílias e escola para a promoção de hábitos de vida saudáveis e de uma alimentação equilibrada.

A sessão terminou com uma palestra sobre alimentação saudável dinamizada pela nutricionista do Centro de Saúde de Vouzela, Aline Maia.

O programa irá envolver 170 alunos do Agrupamento de Escolas de Vouzela e 96 do Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia.