Presidente da Câmara solicita reabertura permanente das urgências de Vouzela

Tendo tomado conhecimento de que, a título provisório, os Serviços de Urgência Básica irão ser instalados em Vouzela, enquanto não forem concluídas as obras do Centro de Saúde de São Pedro do Sul, o Presidente da Câmara de Vouzela, Telmo Antunes, oficiou o Ministro da Saúde a solicitar que “seja reposta a justiça” e o serviço passe a ter carater permanente.

No ofício, o autarca explica que o serviço foi encerrado em 2008, tendo funcionado durante mais de duas décadas nas instalações daquele Centro de Saúde, “prestando apoio às populações dos concelhos de Vouzela e de Oliveira de Frades, em solidariedade com a população destes dois concelhos que assim se viu fortemente prejudicada”.

Considerando como “extremamente precárias” as instalações do Serviço de Urgência Básica de São Pedro do Sul, a Câmara Municipal de Vouzela disponibilizou-se, na altura, para realizar algumas obras de adaptação no Centro de Saúde de Vouzela para instalação daquele serviço. “Não queremos nem nunca quisemos retirar serviços de concelhos vizinhos. A nossa postura sempre foi a defesa dos interesses das populações onde quer que elas vivam”, defende.

A instalação provisória deste serviço acontecerá a partir de meados do mês de agosto, sendo que, de acordo com informações obtidas pelo autarca, não serão necessárias quaisquer obras de adaptação e aquisição de equipamentos.

“Oito anos depois, foi-nos dada a razão. Vouzela era a melhor opção: a mais simples, a menos dispendiosa, a mais central, ou seja, a que melhor servia os interesses das populações e do Ministério da Saúde”, reitera o autarca, que solicita a reabertura permanente do serviço.