Presidente da Câmara faz balanço positivo do Festival de Doçaria e Feira Social de Vouzela

Realizou-se nos dias 30 e 31 de Julho, o III Festival de Doçaria “Doce Vouzela” e a II Feira Social, duas iniciativas que trouxeram à vila de Vouzela várias centenas de pessoas.

Para Telmo Antunes, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, o balanço das iniciativas é muito positivo, embora segundo ao autarca, ainda não tenham sido recolhidos dados definitivos em relação às vendas. “Sabemos que há produtores que venderam mais do que no ano passado e outros que venderam menos, reflexo também da crise económica que vivemos, no entanto todos os produtores são unânimes ao afirmar que esta é uma iniciativa de sucesso. Para além disso, consideram que é interessante o facto de serem só produtores da região e manifestaram interesse em participar novamente neste evento”, adiantou o autarca.

Embora seja difícil de contabilizar a iniciativa a nível de público, Telmo Antunes referiu que passaram pela vila de Vouzela muitas centenas de pessoas que vieram ao festival, visitaram os cafés e pastelarias da vila e passaram pela exposição de cake design, uma inovação no programa deste ano.

Para o autarca, um dos momentos altos deste certame foi a noite de sábado, com o concerto de Noiserv, “um espectáculo alternativo, intimista e que mobilizou muitos jovens”, destacou o edil.

A nível de expositores, participaram 18 no total, mais 2 do que o inicialmente previsto, sendo 12 de Vouzela e 6 dos concelhos de Oliveira de Frades e S. Pedro do Sul.

Em relação à Feira Social, o autarca fez também um balanço positivo, especialmente ao nível de vendas das instituições presentes e que rondou os 2 mil euros, sensivelmente o mesmo montante do ano passado.

“Como aspectos positivos, os expositores evidenciaram o apoio e a disponibilidade da organização para a resolução de problemas ocorridos no decurso do certame e o horário e o local onde se realizou a feira. Para reflectir temos dois aspectos, a data da realização da feira e as expectativas em relação aos visitantes, mas isto não depende da autarquia, tem muito a ver com as vontades e sensibilidade do público”, referiu Telmo Antunes.

Participaram na segunda edição da Feira Social 15 instituições.