Planalto Beirão e Câmara Municipal entregam compostor doméstico à EPV

A Câmara Municipal de Vouzela e a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) entregaram, hoje, um compostor doméstico à Escola Profissional de Vouzela.

Este equipamento faz parte de um conjunto de 19 compostores que foi atribuído à autarquia pelo Planalto Beirão, decorrente de uma candidatura ao programa “Biobairros – da Terra à Terra”, financiado pelo Fundo Ambiental.

A marcar presença na sessão estiveram o presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira, o vereador com o pelouro do Ambiente, Carlos Oliveira, o secretário executivo da AMRPB, José Portela e o diretor da Escola Profissional de Vouzela, José Lino Tavares.

Rui Ladeira, presidente da Câmara de Vouzela, considera que promover a compostagem é mais um passo no sentido da redução de produção de lixo, permitindo uma maior sustentabilidade ambiental. “Trata-se de uma medida que vai de encontro a muitas outras que temos adotado no território, como por exemplo a instalação de ecopontos em todas as localidades do concelho ou as campanhas de sensibilização nas escolas e dirigidas à comunidade”, referiu na ocasião.

A compostagem é um processo simples e amigo do ambiente, que permite reciclar a matéria orgânica (folhas, restos de frutas, hortaliças, entre outros), devolvendo-a ao solo sob forma de fertilizante natural.