Palestras sobre fotografia de natureza arrancaram na Escola Profissional de Vouzela

Foi com os alunos e alunas da Escola Profissional de Vouzela que se deu início ao ciclo de palestras nas escolas do concelho, no âmbito do Insitu- XIII Festival de Imagem de Natureza de Vouzela.

Dinamizadas pelo fotógrafo de natureza e biólogo João Rodrigues, as sessões são subordinadas ao tema “Técnicas para observar e fotografar a nossa fauna” e seguem uma abordagem mais prática.

Segundo João Rodrigues “estas demonstrações pretendem dar a conhecer as diferentes técnicas de fotografia de vida selvagem, desde as mais comuns espécies até aos mais esquivos animais noturnos nos mais diferentes meios. Visa também partilhar e dar a conhecer ferramentas e sistemas desenvolvidos por fotógrafos para conseguir captar perspetivas únicas e singulares”, acrescenta o fotógrafo de 23 anos que integra a comissão organizadora do Insitu.

Lembrando a dificuldade que é conseguir captar imagens de fauna, “é muitas vezes necessário recorrer a técnicas que diminuam o contacto entre fotógrafo e vida selvagem para que seja possível a aproximação de forma calma e ética”, considera João Rodrigues.

As palestras vão decorrer nas escolas do concelho até ao final de janeiro. O XIII Festival de Imagem de Natureza de Vouzela irá realizar-se, em Vouzela, de 2 a 4 de fevereiro.

Comments are closed.