Paços de Vilharigues apresenta projeto de dinamização da Torre Medieval

Foi apresentado no passado domingo, dia 5 de maio, o projeto de dinamização da Torre de Vilharigues.

Demonstrando a dinâmica das forças vivas da freguesia, a Junta de Freguesia, a Sociedade Musical Cultura e Recreio de Paços de Vilharigues e a Liga dos Amigos de Vilharigues uniram-se para, em conjunto, delinearem uma estratégia de promoção daquele espaço emblemático da freguesia.

“Pretendemos agarrar este espaço e dar-lhe vida” referiu José Lino, Presidente da Sociedade Musical de Paços de Vilharigues.

O responsável esclareceu que a estratégia passa por estimular a utilização do empreendimento, criar uma rota pedestre, promover a história de D. Duarte de Almeida e a Batalha de Toro, editar postais alusivos à torre, vender produtos alusivos à história local, dinamizar a rota das torres, em conjunto com Cambra e Alcofra, e promover o intercâmbio com as unidades hoteleiras e turísticas da região.

Segundo explicou José Lino, o projeto para o interior da torre será constituído por uma exposição alusiva a D. Duarte de Almeida, que estará no primeiro piso, o segundo andar estará relacionado com a história local ligada à freguesia e o terceiro piso será reservado para a área de leitura, escrita, inspiração e arte, numa espécie de mini – biblioteca.

Relativamente às atividades, o responsável esclareceu que estas podem passar por exposições temporárias, recitais, música, provas gastronómicas, palestras, filmes, direitos desportivos, serviço de cafetaria / bar / mesa  e atividades culturais no palco. O espaço da torre irá ainda oferecer cobertura de rede wireless aos seus visitantes.

A torre abrirá durante os meses de primavera e verão, aos sábados e domingos, das 15h às 20h. Já o serviço de esplanada abrirá das 19h às 22h durante os dias da semana e às sextas, sábados e domingos das 14h às 24h.

Para pôr em prática este plano, os representantes da junta de freguesia, da Liga dos Amigos e da Sociedade Musical constituíram a Associação Pa(ç)ssos para a Torre de Vilharigues, que terá como objetivo a promoção da torre; a realização de eventos culturais, gastronómicos e recreativos; exploração do bar da torre de Vilharigues e oficina de artes e ofícios.

Congratulando a freguesia pelo projeto ambicioso, Telmo Antunes, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, deixou uma palavra de incentivo aos elementos da recém constituída associação, referindo ainda que a autarquia será sempre um “parceiro ativo” desta nova coletividade.

Prevê-se que o projecto de dinamização da Torre Medieval de Vilharigues arranque já no primeiro fim-de-semana de junho.