União das Freguesias de Vouzela e Paços de Vilharigues

Vouzela
Vouzela está situada na zona Norte do concelho, sendo limitada, a Norte, pelo rio Vouga e atravessada, de Norte a Sul, pelo rio Zela.
A presença destes dois rios marca profundamente a paisagem e a vivência de toda a freguesia. Várias são as hipóteses apresentadas para explicar o topónimo Vouzela. Uma delas aponta para o facto de a vila se situar entre o Vouga e o Zela. Esta localização, no entanto, não é correta.
O mais provável é que derive do diminutivo de Vouga, atribuído ao Zela-Vauccella. Outra versão coloca a hipótese da origem estar na palavra Bauza, segundo a evolução “Boudia, Bauza, Bauceella, Bouzela, Vouzela”. A palavra Bauza designa “terrinha de pastagem ou matos” ou “pequeno arroteamento”.

Paços de Vilharigues
Paços de Vilharigues situa-se na vertente Noroeste da Serra do Caramulo, a uma altitude média de 431m, distando cerca de 4 km da sede do concelho.
No que respeita ao topónimo, há quem avente a hipótese de Vilharigues ser um derivado de ovelha, dado existir a forma Ovelharigues. No entanto, é dado adquirido que provém de Viliarici, em germânico Viliaricu, cujo significado era “o que tem vontade poderosa”. Paços derivará de palatiu – palácio. Um testamento de 22 de maio de 1151 refere a localidade com denominação de Palácios.

Junta de Freguesia de Vouzela
Presidente da Junta – José Lino Simões Lopes Tavares

Junta de Freguesia de Vouzela 3670 – 247 Vouzela

Contactos–