União das Freguesias de Fataunços e Figueiredo das Donas

Fataunços
Fataunços situa-se a nascente da vila de Vouzela, a 308 m de altitude, sendo que a sua sede dista cerca de 3 Km da sede do concelho. Tem por limites, a nascente as terras de Figueiredo das Donas com o prolongamento da Serra da Manga, a norte as freguesias de S. Pedro do Sul e Várzea, a sul o Vale do Ribamá, com as vertentes do Lafão e da Manga, a poente Ventosa no alto do Lafão e a freguesia de Vouzela.

O topónimo Fataunços terá tido a sua origem na botânica, dado que etimologicamente significa local onde abundam fetos. A sua toponímia e os seus vestígios arqueológicos, pré-históricos e romanos revelam uma freguesia de origem muito remota.

Figueiredo das Donas
Figueiredo das Donas situa-se no extremo norte do Concelho, com uma altitude média de 350m. Tem por limites, a Nascente, a freguesia de S. Miguel do Mato, a sul, a de Queirã e, a norte, a de S. Pedro do Sul.
O topónimo Figueiredo das Donas terá provavelmente na sua génese a lenda das donzelas.

Junta da União de Freguesias de Fataunços e Figueiredo das Donas
Presidente da Junta–