União das Freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas

Cambra
A freguesia de Cambra localiza-se a sudoeste do concelho, na encosta Noroeste da Serra do Caramulo, numa área de vales e de pequenas extensões planas propícias à prática da agricultura, dando-lhe um enquadramento paisagístico de grande beleza. Dista da vila de Vouzela cerca de 6Km.
Segundo uns, o topónimo Cambra provém do vocábulo pré-romano “Cambar”, que designava o rio Alfusqueiro. Outros, porém, defendem que terá tido proveniência no nome próprio latino Câmaro – dono do casal.

Carvalhal de Vermilhas
Carvalhal de Vermilhas estende-se por uma área de 7,9 Km2 na vertente noroeste do Caramulo, a 850 m de altitude e dista cerca de 20 Km da sede do concelho. Faz fronteira com as freguesias de Alcofra e Fornelo do Monte. Carvalhal de Vermilhas é considerada área predominantemente rural.

A origem do vocábulo Carvalhal de Vermilhas é curiosa. No que respeita a Vermilhas, terá derivado de verme ou de vermelho, cor do referido verme. Por sua vez, Carvalhal terá surgido devido à abundância de carvalhos na zona.

Junta da União de Freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas
Presidente da Junta–
António Ferreira Silva

Junta de Freguesia de Cambra