Município e Agrupamento de Escolas de Vouzela apresentaram Ativo II

Foi apresentado no dia 23 de Março, no Salão Nobre, o livro Ativo II, um estudo sobre atividade física, saúde e hábitos de vida das crianças, jovens e famílias do concelho de Vouzela. Depois do primeiro estudo, publicado em 2009, o Ativo II é alargado ao Pré-escolar, tendo também sido acrescentadas à investigação novas variáveis, como o crescimento somático, a composição corporal, a maturação biológica, os fatores de risco de doenças cardiovasculaes, entre outras.

Para Telmo Antunes, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, trata-se de um estudo “de enorme alcance educativo e social” e que diagnostica o desenvolvimento e a saúde de uma parte significativa da população de Vouzela.

“Foram avaliados e monitorizados aproximadamente 2000 alunos do pré-escolar ao secundário, numa tarefa vastíssima, complexa, mas que servirá a todos nós – autarquia, pais, professores, médicos, nutricionistas, profissionais do desporto, comunidade em geral”, referiu o autarca.

Telmo Antunes agradeceu ainda a toda a equipa responsável pelo trabalho, bem como às instituições parceiras, a dedicação a mais um estudo de “grande qualidade e rigor científico”.

Do projeto, apresentado por Raquel Chaves, aluna de doutoramento da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, foi possível concluir que, relativamente às crianças do concelho, a prevalência de meninos com sobrepeso e/ou obesidade ronda apenas os 25% e nas provas de aptidão física há uma melhoria dos resultados da primeira para a segunda fase do Vouzela Ativo.

Por outro lado, o estudo revela também que a prevalência de meninos e meninas com sobrepeso e/ou obesidade aumentou no segundo ano de avaliação e entre as crianças muito ativas, 11,1% são obesas.

No que diz respeito aos adolescentes vouzelenses, a prevalência de risco para glicose é praticamente inexistente, tendo-se também constatado que, ao nível de hábitos de vida, houve um ligeiro aumento na prevalência de rapazes que andam de bicicleta “frequentemente” ou “muito frequentemente”. No que diz respeito ao sobrepeso/ obesidade, verificou-se que houve um aumento entre rapazes e raparigas da primeira para a segunda fase do estudo.

Já no capítulo dos adultos, os valores médios de Índice de Massa Corporal (IMC), tanto dos homens como das mulheres, estão situados na zona de sobrepeso, sendo que 40% dos homens são obesos e 45% têm sobrepeso. Relativamente às mulheres, 20% são obesas e 45% têm sobrepeso. Somente 17% das mulheres e 13% dos homens avaliados praticam desporto.

No que concerne às famílias, pais, mães, filhos e filhas apresentam níveis de atividade física baixos a moderados, os valores médios do IMC dos pais e mães estão na zona de sobrepeso, 22,8% das famílias têm risco cardiometabólico e apenas 7,2% das raparigas e 5,9% dos rapazes são considerados obesos.

Face a algumas conclusões menos positivas, o coordenador do projecto, José Maia, professor catedrático da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, deixou alguns desafios para ajudar a inverter a realidade existente e que vão no sentido de desenvolver um plano de ação para as crianças e jovens em risco, ou seja, para os que são obesos, mais sedentários e com baixos níveis de aptidão física. “Mais e melhores atividades físico-desportivas, cuidado nutricional, alteração significante do seu auto-conceito e autoestima”, são alguns dos aspetos que se podem introduzir, referiu o professor.

José Maia sugeriu ainda continuar a monitorizar as crianças que frequentam o 5º ano de escolaridade e estender o estudo aos professores e funcionários, tendo os desafios lançados sido aceites pelas entidades presentes.

O Ativo II resultou da parceria entre o Município de Vouzela, a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, o Centro de Saúde de Vouzela, o Agrupamento de Escolas de Vouzela, o Agrupamento de Escolas de Campia, a Escola Secundária, a Escola Profissional e a Santa Casa da Misericórdia de Vouzela.