Município de Vouzela vai assegurar pagamento da sanidade animal aos produtores de bovinos do concelho

Integrado no programa das Festas do Castelo, realizou-se ontem, dia 3 de agosto, o 50º Concurso Pecuário de Vouzela, numa organização da Câmara Municipal e da CAV – Cooperativa Agrícola de Vouzela.

Nesta edição, comemorativa dos cinquenta anos do concurso, participaram 25 produtores, a que corresponde um total de 82 animais, sendo 28 bovinos e 54 caprinos.

Os prémios variaram entre 10 e 40 euros para os caprinos e os 15 e os 90 euros para os bovinos, tendo sido atribuídos no total 2.065 euros em prémios.

Na ocasião, o Presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, agradeceu o empenho de todos os intervenientes na realização do certame durante as cinquenta edições. “É importante agradecer à cooperativa que tem feito este caminho connosco, mas também à DGAV, à Casspedro, a todos os veterinários municipais o Dr. António Morais, o saudoso Dr. Paulo Rosa, e o Dr. João Caseiro e, naturalmente, aos nossos produtores que, ano após ano, vão marcando presença neste e noutros concursos mostrando o orgulho que têm nos seus animais e neste setor”, adiantou.

Como forma de demonstrar essa gratidão, Rui Ladeira anunciou aos presentes mais uma medida de incentivo aos produtores locais. “O município de Vouzela fez este ano um esforço suplementar para assumir as despesas anuais de sanidade animal e de epidemiovigilância de todas as explorações de bovinos do concelho. Um incentivo que representa 15 euros por bovino e que irá abranger 150 explorações do concelho, correspondendo a mais de 1150 bovinos”, sublinhou.

“Com esta medida de apoio, o município de Vouzela assume a totalidade do pagamento deste serviço, aliviando os encargos dos nossos agricultores. Consideramos este esforço coletivo um impulso claro e positivo para o setor agropecuário importantíssimo para o concelho”, concluiu.

Para além do apoio monetário direto, este controlo sanitário e de vigilância vai permitir monitorizar e controlar eventuais doenças de elevada importância quer para os animais, quer em termos de saúde pública.