O Município de Vouzela renovou a certificação de sustentabilidade, atribuída pelo ITR – Instituto de Turismo Responsável, reafirmando o compromisso contínuo do concelho com o desenvolvimento sustentável e responsável.
A auditoria, realizada no início de maio, avaliou o desempenho da autarquia em diversas áreas — Ambiente e Alterações Climáticas; Sociedade e Cultura; Governança e Economia —, tendo novamente sido reconhecido o empenho de Vouzela na implementação de práticas sustentáveis.
A renovação da certificação Biosphere Destination, válida por mais um ano, representa mais do que uma distinção: é o reflexo do trabalho que Vouzela tem vindo a desenvolver desde 2021, alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Uma aposta clara numa governação que equilibra as vertentes económica, social e ambiental, promovendo um destino cada vez mais consciente, resiliente e atrativo.
Para o presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Carlos Oliveira, esta é uma distinção que vem reforçar o trabalho da autarquia e da sua estratégia nesta área, valorizando também a colaboração com os parceiros locais, “já que também eles têm sido parte ativa deste esforço coletivo. Vamos continuar a trabalhar com ambição e compromisso para que Vouzela seja, cada vez mais, uma referência em sustentabilidade no centro do país”, sublinha.
“O nosso compromisso é continuar a trabalhar protegendo o que temos de melhor, inovar com responsabilidade e garantir que as próximas gerações herdem um território resiliente e com identidade”.
A próxima auditoria será realizada em maio de 2026.
Comments are closed.