Município de Vouzela reclama construção de três centros escolares no concelho

O Ministério da Educação emitiu parecer desfavorável à construção dos Centros Escolares de Alcofra, Cambra e S. Miguel do Mato, alegando que as intervenções não são prioritárias em matéria de reordenamento da rede escolar e que não cumprem os princípios do programa de Requalificação da Rede Escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e da Educação Pré-escolar.

Tal decisão desencadeou já uma resposta do Presidente da Câmara de Vouzela àquele ministério, através da qual o autarca faz saber que os Centros Escolares estavam previstos na Carta Educativa, aprovada pelo Executivo Municipal e pela Assembleia Municipal e homologada pelo Ministério da Educação a 29 de Maio de 2007 e que em reunião com a Direcção Regional de Educação do Centro foi dada ao Município garantia de aprovação dos referidos projectos.
A não concretização dos mesmos, para além do encargo avultado com a aquisição dos terrenos, resultará numa situação gravosa para os alunos destas freguesias.

No ofício enviado ao Secretário de Estado da Educação, Telmo Antunes refere que a não construção dos Centros Escolares implicará que os alunos continuem em escolas do 1º CEB e em jardins-de-infância que não oferecem as condições para um ensino de qualidade e que não dispõem de infra-estruturas de apoio, tais como refeitórios equipados, salas polivalentes, recreios cobertos, centro de recursos, sala de professores/ atendimento, etc.

Para além disso, será inevitável que a médio prazo seja efectuada a transferência de alunos para outros estabelecimentos de ensino, escolas que não têm capacidade de acolhimento e que não respeitam os critérios de irradiação definidos pelo Ministério da Educação, ou seja, um máximo de 20 minutos de deslocação em transporte público para as crianças da Educação Pré-escolar e 40 minutos para os alunos do 1º Ciclo.

Por estes motivos, Telmo Antunes solicita ao Secretário de Estado da Educação a reapreciação dos pareceres emitidos, por considerar que a construção dos Centros Escolares de Alcofra, S. Miguel do Mato e Cambra “permitirá a melhoria das condições de ensino aprendizagem, sendo prioritários em matéria de reordenamento da rede escolar”.