Município de Vouzela promoveu seminário sobre conciliação entre a vida pessoal, profissional e familiar

Realizou-se no dia 8 de julho, pelas 14h, no auditório Municipal 25 de abril, o seminário subordinado ao tema “Conciliar: boas práticas e novos desafios – reflexões em torno da conciliação entre a vida pessoal, profissional e familiar”, numa organização da Câmara Municipal de Vouzela.

Trata-se do quarto seminário promovido no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e que contou com a presença de vários técnicos e profissionais com intervenção nas áreas da educação, intervenção comunitária, serviço social, psicologia e sociologia.

“Compreender os principais conceitos associados à conciliação da vida profissional, familiar e pessoal; reconhecer as causas e as consequências das dificuldades associadas à conciliação; identificar soluções facilitadoras da conciliação entre vida a profissional, familiar e pessoal; e compreender os benefícios associados para as organizações e para os colaboradores da conciliação são os objetivos deste seminário”, referiu Telmo Antunes, presidente da Câmara Municipal.

Segundo Susana Villas Boas, docente e investigadora da Universidade da Beira Interior, Portugal é o país da União Europeia com maior participação da mulher no mercado de trabalho, com 47,4%.

A investigadora referiu ainda que ao nível do trabalho doméstico, os homens dedicam diariamente 20 minutos e as mulheres 3 horas, já a nível profissional, os homens dedicam em média, por semana, 6h42, sendo que as mulheres se ficam pelas 5h10.

“É curioso analisar que são também as mulheres portuguesas aquelas que mais tempo gastam diariamente na cozinha, e na avaliação ao tempo que passam com os filhos as mulheres portugueses ficam na terceira posição e os homens portugueses na nona posição”, evidenciou Susana Villas Boas.

Para a docente da UBI, a conciliação da vida profissional e familiar passa pela adoção de um conjunto de medidas impostas pelo mercado de trabalho, nomeadamente a flexibilização do horário, apostar na formação em igualdade de género nas instituições, a substituição dos trabalhadores durante as licenças, entre outras, “sendo que será também importante, se não fundamental, o desenvolvimento de uma nova estrutura e organização laboral e social”, defendeu a investigadora.

Durante o seminário foi ainda apresentado o caso prático “Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal na HUF Portuguesa”, por Paloma Cabanas, pela diretora de recursos humanos daquela empresa e “O voluntariado como dispositivo de apoio à conciliação – o exemplo da APPR”, por Margarida Alvéolos, presidente da direção da Associação Portuguesa para a Proteção de Pessoas em Risco de Viseu.