Município de Vouzela promove jornada de sensibilização sobre violência e maus tratos a idosos

A Rede Social de Vouzela, no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, vai organizar uma jornada de sensibilização subordinada ao tema “Paradigma do envelhecimento – Violência e maus tratos ao idoso”, que irá decorrer no dia 24 de outubro, pelas 14h30, no Auditório Municipal 25 de abril.

A sessão será dinamizada pelo Enfermeiro José António Guardado Carvalho, que irá abordar os temas: definições de violência e maus tratos ao idoso, legislação, situação atual, quem pratica maus tratos, tipos de maus tratos, condições que favorecem os maus tratos, dificuldades de identificação de sinais de maus tratos, entre outros.

A ação destina-se a profissionais das áreas de ação social, saúde, forças de segurança, educação social, animação sociocultural, investigadores no âmbito dos direitos humanos e da temática da violência contra idosos, entre outros.

A participação é livre e gratuita, devendo os/as interessados/as fazer a sua inscrição até ao dia 22 de outubro, para o mail rede.social@cm-vouzela.pt; ou através do telefone: 232740740.

1) Nota curricular

José António Guardado Carvalho – Enfermeiro, Consultor, Formador, Mestre em Gestão de Cuidados de Saúde. Atualmente está a frequentar o programa de altos estudos em Direitos Humanos, na Universidade de Genéve (Suíça).