Município de Vouzela prestou homenagem a atletas, técnicos e associações desportivas do concelho

Com o objetivo de prestar homenagem e reconhecimento público pelo trabalho realizado e resultados alcançados por atletas e associação do concelho, a Câmara Municipal de Vouzela promoveu na passada sexta–feira, dia 8 de junho, a partir das 21h30, no cine-teatro, a primeira edição da iniciativa Vouzela Mérito Desportivo 2012.

Os prémios foram divididos pelas categorias de Associações de Modalidade, Desporto Escolar, Desporto Associativo e Atletas Individuais, tendo sido feitas na totalidade vinte distinções.

As primeiras homenagens da noite foram para a Associação de Futebol de Viseu e para a Associação de Andebol de Viseu, tendo recebido os prémios os respetivos presidentes, José Alberto Ferreira e Joaquim Escada.

Na categoria de Desporto Escolar foram homenageados o Grupo de Ginástica de Vouzela e o seu treinador Duke Oliveira, bem como a atleta Inês Carreiró, que alcançou o 4º lugar nos 100 metros bruços no Campeonato Nacional de Desporto Escolar.

Já na categoria do Desporto Associativo foram homenageadas cinco associações. A primeira foi a Associação Cultural e Recreativa de Cambra que se tem destacado na modalidade de atletismo, tendo nas últimas duas épocas sido campeã distrital de corta mato curto sénior e corta mato longo sénior, campeã distrital de pista coberta, campeã distrital no Campeonato do km Jovem, vice campeã distrital de femininos de pista infantis, campeã distrital de masculinos e femininos na pista juvenis, tendo também alcançado o 9º lugar no campeonato nacional de corta mato longo.

Seguiu-se a Associação de Trabalhadores de Câmara Municipal de Vouzela que alcançou recentemente o 1º lugar em infantis femininos no Torneio de Natação “Dia Olímpico”, o 1º lugar em infantis femininos nos Campeonatos Inter Distritais de Inverno, o 1º lugar em cadetes femininos no Torneio Cidade de Espinho e o 6º título consecutivo no Circuito Municipal das Escolas de Natação.

A Associação “Os Vouzelenses” foi também homenageada pela subida à divisão de honra distrital e o Grupo Desportivo de Campia por ter alcançado o 2º lugar da sua série.

Ainda na categoria do Desporto Associativo foi homenageada a Associação Vasconha BTT Vouzela pelos resultados alcançados em BTT, nomeadamente a vitória por equipas na meia maratona UP&Down do Inatel, a vitória individual feminina em todas as edições em 2010 e o 1º lugar em veteranos A e o 3º lugar em sub 23 em 2011.

Talento individual em destaque

A terminar a noite os prémios para os atletas individuais, tendo sido homenageada a atleta de BTT Flávia Lopes, da Associação Vasconha BTT Vouzela, que alcançou na meia maratona do Up&Down a vitória individual em todas as edições, bem como o primeiro lugar individual feminino no 24 horas de Viseu em BTT.

Seguiu-se o atleta de tiro desportivo José Carlos Pereira, vencedor da Taça de Portugal, vencedor da Taça Campeão Absoluto e vencedor da Taça Sénior.

Depois do tiro desportivo, a pesca a pluma fips mouche tendo sido premiado o atleta Paulo José Morais, que se sagrou vice-campeão nacional da modalidade em 2005 e campeão nacional em 2003, 2007, 2008 e 2009.

O penúltimo homenageado foi o atleta Ricardo Pereira da Associação Cultural e Recreativa de Cambra, e o treinador José Pedro Silva. Tendo-se destacado no atletismo, Ricardo Pereira sagrou-se já este ano campeão nacional de sub 23 de corta mato longo.

A última atleta da noite a subir ao palco foi Sara Sousa e o treinador Hugo Berardinelli pelos resultados alcançados na modalidade de natação. A nadadora é, entre outros títulos, campeã nacional de 100 metros costas e vice-campeã nos 200 costas e nos 100 mariposa.

“Esta foi uma noite memorável, uma noite de emoção e uma noite de partilha de resultados e de orgulho. Neste palco juntámos talento e o que de melhor há a nível de atletas e técnicos no concelho”, referiu Telmo Antunes, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, a encerrar a iniciativa.

A cerimónia “Vouzela Mérito Desportivo 2012” foi apresentada pela jornalista da VFM, Sónia Pereira, e contou com as atuações do Grupo de Ginástica de Vouzela e de Beatriz Carreira.