Município de Vouzela prestou homenagem a atletas, técnicos e associações desportivas do concelho

Com o objetivo de prestar homenagem e reconhecimento público pelo trabalho realizado e resultados alcançados por atletas e associação do concelho, a Câmara Municipal de Vouzela promoveu na passada sexta–feira, dia 5 de julho, a partir das 21h30, no cine-teatro, a segunda edição da iniciativa Vouzela Mérito Desportivo 2013.

Os prémios foram divididos pelas categorias Entidade Pública, Desporto Escolar, Desporto Associativo, Atleta Profissional, Ex-Atleta, Ex-Treinador, Ex-Dirigente, Personalidade Desportiva e Projeto Desportivo, tendo sido feitas na totalidade quarenta e uma distinções.

As primeiras homenagens da noite foram para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vouzela e para o Posto Territorial da GNR de Vouzela pela colaboração que têm prestado na realização das atividades desportivas da Câmara Municipal.

Na categoria de Desporto Escolar foi homenageada a Escola Básica Integrada de Campia, na modalidade de atletismo, e pelo seu desempenho escolar e desportivo o aluno Ruben Marques. Também o Agrupamento de Escolas de Vouzela foi homenageado, nas modalidades de corta mato, basquetebol, ténis de mesa, Ginástica de Grupo e Ginástica Acrobática. Pelo sucesso escolar e desportivo obtido durante o ano letivo 2012/13, foi homenageada a aluna Filipa Pereira. Na categoria de “Desporto Escolar” foi também distinguido o Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia, nas modalidades de atividades rítmicas e expressivas, ténis de mesa, natação, atletismo, andebol e boccia. Foram ainda homenageadas as alunas Sara Sousa e Tatiana Silva, pelos resultados desportivos e escolares obtidos.

Já na categoria do Desporto Associativo foram homenageadas três associações. A primeira foi a Associação Cultural e Recreativa de Cambra que se tem destacado na modalidade de atletismo, tendo sido campeã distrital em vários escalões. Foram ainda homenageados os atletas que ficaram em 3º lugar na prova de estafeta 4×400 no Campeonato de Portugal de Pista Coberta (Ricardo Pereira, Bruno Veríssimo, Adelino Oliveira e Abílio Gonçalves), bem como a atleta Tânia Pereira que ficou no 3º lugar do Campeonato Nacional de desporto Universitário.

Seguiu-se a Associação de Trabalhadores de Câmara Municipal de Vouzela que tem vários campeões regionais e um campeão nacional na modalidade de natação. A associação viu ainda ser chamados à seleção nacional a atleta Sara Sousa e o treinador Hugo Berardinelli, que foi igualmente convocado pela Federação Portuguesa de Natação para ser um dos três treinadores que comandaram a equipa Lusa no Multinations Youth Meet em Poznan, na Polónia. A título individual foram também distinguidos os atletas Hugo Almeida, Filipa Pereira e Sara Sousa.

Ainda na categoria do Desporto Associativo foi homenageada a Associação Vasconha BTT Vouzela que ganhou em 2012 o Up and Down – campeonato de BTT do Inatel e os atletas Nuno Oliveira, João Silva e Flávia Lopes, que se destacaram individualmente.

Autarquia distinguiu mérito desportivo de ex-atletas, ex-treinador e ex-dirigente

Durante a gala foram ainda distinguidos o atleta profissional de futebol Luís Vouzela, que passou pelo Vouzelenses, Académico de Viseu, União Desportiva de Leiria, Moreirense e Santa Clara tendo também representado a Seleção nacional B de futebol e os ex atletas Joaquim Tavares, José Lopes, José Pedro Silva e Marco Marques na modalidade de atletismo, Alexandrino Matos nas modalidades de futebol, ténis e ciclismo e Dino Almeida em perícia automóvel.

António Matos foi distinguido na categoria de Ex Treinador, pelo trabalho que desenvolveu com várias equipas de andebol do concelho e Telmo Teixeira de Figueiredo, na categoria de Ex Dirigente, pelo contributo que deu à Associação Os vouzelenses.

A terminar a noite foi homenageado, na categoria “Personalidade Desportiva”, Fernando Feijão, natural de Alcofra e atual Presidente da Federação Portuguesa de Triatlo e as associações com projetos desportivos. No total foram onze as associações homenageadas que com o seu trabalho permitem que cerca de 1800 pessoas no concelho pratiquem desporto todas as semanas. Foram elas o Grupo Desportivo de Campia (na modalidade de Futebol), a Associação Os Vouzelenses (também na modalidade de futebol) a Associação Social, Cultural e Desportiva de S. Miguel do Mato (na modalidade de andebol), a Associação Cultural e Recreativa de Cambra (na modalidade de atletismo), a Associação dos Trabalhadores da CMVouzela (na modalidade de natação), a Associação D. Duarte de Almeida (nas modalidades de Ténis, Ténis de Mesa, e Ginástica de manutenção) a Associação VasconhaBTT Vouzela (na modalidade de BTT), a Liga dos Amigos de Vilharigues (na modalidade de Karaté) a Associação Cultural e Recreativa de Vouzela (na modalidade de ju jitsu), a Associação Dr. Amorim Girão (na modalidade de futsal) e a ASSOL (nas modalidades de natação e boccia).

“Esta foi uma noite memorável, uma noite de emoção e uma noite de partilha de resultados e de orgulho. Neste palco juntámos talento e o que de melhor há a nível de atletas, ex-atletas, técnicos e ex técnicos no concelho”, referiu Telmo Antunes, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, a encerrar a iniciativa.

A cerimónia “Vouzela Mérito Desportivo 2013” contou ainda com a atuação do Grupo de Ginástica de Vouzela.