Município de Vouzela presta homenagem no feriado municipal a Rodrigo Magalhães, Alberto Correia, ao Rancho As Capuchinhas de São Silvestre e à empresa Metalúrgica da Seixa

Integrada nas comemorações do Feriado Municipal, vai realizar-se no dia 14 de maio, pelas 11h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a sessão solene de homenagem da Câmara Municipal a Rodrigo Magalhães, a Alberto Correia, ao Rancho Folclórico e Etnográfico “As Capuchinhas de São Silvestre” de Vasconha e à empresa Metalúrgica da Seixa.

São pessoas e instituições que muito têm ajudado a construir e a posicionar Vouzela nas mais diversas dimensões, contribuindo para o desenvolvimento e promoção do concelho”, considera Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela.

A deliberação das homenagens foi tomada, por unanimidade, na reunião de câmara de 27 de abril.

Biografia dos homenageados:

– Rodrigo Magalhães –

Rodrigo Magalhães, 42 anos, é natural de Moçâmedes, na freguesia de São Miguel do Mato.

O seu percurso, até aos 25 anos, passou pelo concelho de Vouzela, tendo jogado futebol na Associação “Os Vouzelenses” e estudado na Escola Preparatória e na Escola Secundária de Vouzela.

Licenciou-se em Motricidade Humana – Ramo: Ciências da Educação Física e do Desporto, no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (Instituto Piaget) –Campus Universitário de Viseu.

É, atualmente, Coordenador Técnico da Área de Iniciação do SLBenfica, função que desempenha há 17 épocas, na qual desenvolveu/desenvolve atividade desde os escalões de Petizes (Sub-8) aos escalões de Iniciados (Sub-15), com ligação a todos os restantes escalões do Futebol de Formação. A seu cargo, tem também o projeto dos Centros de Formação e Treino, implementados pelo clube nos distritos de Braga, Aveiro, Viseu e Faro. Paralelamente à atividade no SLBenfica, esteve ligado na época 2016/2017 ao Real SC (Futebol Sénior) como Treinador Adjunto.

Nos últimos anos, a nível profissional, tem estreitado a sua ligação a Vouzela promovendo atividades do seu clube no seu concelho, sendo disso exemplo o estágio dos escalões sub-13, sub-14 e sub-15, em 2021 ou o 3º Torneio de Futebol Jovem, em 2018.

– Alberto Correia –

Alberto Correia nasceu em Águeda a 15 de fevereiro de 1933, onde viveu até aos 14 anos.

Em 1955 muda-se para Vouzela para fundar a Gráfica Vouzelense.

Além do trabalho profissional e social que desenvolveu na Gráfica, Alberto Correia desenvolveu, durante décadas, uma larga atividade cívica e voluntária: foi jogador de futebol e mais tarde diretor da Associação Os Vouzelenses; foi bombeiro e mais tarde comandante dos bombeiros de Vouzela; pertenceu aos órgãos diretivos da Sociedade Musical Vouzelense e da Cantina Escolar; foi organizador e colaborador das Festas do Castelo; fez parte da Conferência de S. Vicente de Paulo e das irmandades da Senhora do Castelo, do Santíssimo Sacramento e da Misericórdia; pertenceu aos órgãos diretivos da Santa Casa da Misericórdia de Vouzela durante 16 anos; foi também Secretário e, mais tarde, Presidente da Junta de Freguesia de Vouzela.

– Rancho Folclórico e Etnográfico “As Capuchinhas de São Silvestre” de Vasconha –

Fundado em 11 de novembro de 2000, o rancho tem como principal objetivo manter, preservar e divulgar as tradições antigas e quase perdidas da freguesia de Queirã, tais como: cantares ao desafio no trabalho do campo, as desfolhadas do milho, a pisa das uvas, entre outras.

O grupo, através das suas atuações, tem levado a cultura popular de Vouzela e Lafões a várias paragens, sendo um dos mais importantes e reconhecidos guardiões da identidade e das raízes do concelho.

– Metalúrgica da Seixa –

A Metalúrgica da Seixa foi fundada por José Ângelo Almeida, em 1945. É uma das empresas mais antigas a operar na área da metalomecânica no concelho. Atualmente dedica-se ao desenvolvimento de soluções para agro-pecuária, assegura 20 postos de trabalho, sendo uma das 25 empresas com maior volume de faturação do concelho.