Município de Vouzela investe mais de meio milhão de euros na floresta e na requalificação de rios

Meio milhão de euros é o valor que o Município de Vouzela vai investir na requalificação e valorização de rios e na proteção da floresta contra incêndios.

Os trabalhos encontram-se a decorrer desde janeiro de 2011 e até ao presente foram investidos na requalificação de rios e ribeiras cerca de 78 mil euros, tendo sido intervencionados 80 hectares (ha) nas freguesias de Alcofra, Campia, Cambra, Paços de Vilharigues, Figueiredo das Donas, S. Miguel do Mato e Vouzela.

Aprovada está também outra candidatura no valor de 182 mil euros e que irá permitir proceder à valorização de 130 ha nos rios e ribeiras das freguesias de Ventosa, S. Miguel do Mato, Paços de Vilharigues, Queirã, Campia, Alcofra, Cambra e Fornelo do Monte.

No âmbito da proteção da floresta contra incêndios, estão concluídos os trabalhos de criação de rede primária e secundária, numa extensão de 120 ha, nas freguesias de Campia, Ventosa, Fataunços, Queirã, S. Miguel do Mato e Figueiredo das Donas. A intervenção compreendeu a limpeza de matos, corte de árvores sem valor comercial, com o objetivo de diminuir o risco de incêndio e ainda valorizar o arvoredo existente.

O Município de Vouzela viu também aprovadas outras candidaturas no valor de 287 mil euros e que se destinará à limpeza de 198 ha de floresta nas freguesias de Alcofra, Campia, Fornelo do Monte, Vouzela, S. Miguel do Mato, Fataunços, Carvalhal de Vermilhas, Figueiredo das Donas e Paços de Vilharigues. Esta candidatura prevê ainda a instalação de dois pontos de água em Paços de Vilharigues e S. Miguel do Mato.

“Estas candidaturas permitiram à autarquia investir em sectores que consideramos fundamentais, como é o caso da floresta e dos rios. Estas requalificações, feitas em todas as freguesias do concelho, inserem-se na estratégia municipal de desenvolvimento rural e de combate aos fogos florestais, e potenciam aqueles que são os nossos recursos naturais mais importantes”, sublinha Rui Ladeira, vereador do Desenvolvimento Rural.

Os trabalhos deverão estar concluídos em 2014.