Município de Vouzela investe 350 mil euros na 1ª fase da requalificação urbana da vila de Vouzela

Na reunião de sexta-feira, dia 7 de fevereiro, do executivo da Câmara Municipal de Vouzela foi aprovada a abertura de concurso público para a 1ª fase do projeto de requalificação urbanística da vila.

A área a intervencionar compreende as ruas Comendador Correia de Oliveira, Dr. Gil Cabral, Dr. Sá Carneiro, Rua Prof. Amorim Girão, Rua dos Correios, Rua do Convento e Dr. Guilherme Coutinho e prevê-se dotar estas vias de melhores condições de circulação e de mobilidade para peões, de acordo também com as conclusões obtidas através do projeto Rampa (Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade).

A intervenção apresenta-se como um importante instrumento para a promoção do desenvolvimento do espaço urbano, para a organização territorial mais equilibrada, ativando a qualificação do espaço público e o desenvolvimento económico, social e cultural, tendo em vista o bem-estar das populações.

Desta forma, o Município de Vouzela com o desígnio de devolver às pessoas um espaço público privilegiado e, no cumprimento das suas funções de promotor do desenvolvimento sócio-económico local, apresenta o projeto de requalificação Urbanística de Vouzela com o objetivo de requalificar a imagem urbana da Vila, através de projetos integrados de valorização do espaço público, aliando a recuperação do espaço à dinamização económica, social e cultural. Acresce o facto de que as intervenções preconizadas para a requalificação da imagem urbana contribuirão também para a melhoria da qualidade de vida dos residentes, tanto no incremento de hábitos de socialização no espaço coletivo, bem como das condições de receção aos visitantes.

A empreitada, orçada em 350 mil euros, consta de repavimentação, sinalização, colocação de contentores subterrâneos de forma a incrementar a reciclagem, ordenamento e criação de estacionamentos e ainda a abertura de uma via que irá permitir a entrada e saída de trânsito da zona do Largo do Convento.

Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela, sublinha a importância desta obra, porque dá início ao conjunto de obras de requalificação urbana do centro da vila de Vouzela, um projeto há muito ambicionado para a sede do concelho. “É uma obra muito importante porque, centrando-se na mobilidade dos peões, dá prioridade às pessoas e incentiva também o comércio local, tornando a vila mais atrativa” considera.

Os trabalhos deverão ter início no segundo trimestre de 2014, prevendo-se que estejam concluídos no final do mês de setembro do corrente ano.