Município de Vouzela investe 180 mil euros na requalificação de rios e na criação de rede primária de combate a incêndios

O Município de Vouzela vai investir cerca de 180 mil euros na requalificação e valorização de rios e na criação de uma faixa de rede primária, medidas inseridas na estratégia municipal de desenvolvimento rural e de combate aos fogos florestais.

“São duas áreas de actuação distintas, mas que no fundo convergem na mesma finalidade de protecção ambiental”, referiu Rui Ladeira, Vereador da Protecção Civil e Desenvolvimento Rural da Câmara Municipal de Vouzela, por ocasião da visita efectuada aos trabalhos de limpeza que estão a decorrer nas freguesias de Campia e Alcofra e que se realizou na manhã de 27 de Julho.

“Trata-se, por um lado, da requalificação dos recursos hídricos, quer rios quer ribeiras, valorizando a fauna e a flora existente, em especial o Loendro. Em termos de impacto no terreno, serão intervencionados 28Km de rios que corresponde ao leito do rio e respectivas margens, em faixas médias de 15 m de largura, totalizando 80 hectares de área de trabalho efectivo. O investimento é superior a 78 mil euros”, informou Rui Ladeira.

Em 2011 e 2012 serão intervencionados os rios Alcofra, Alfusqueiro (nas freguesias de Cambra e Campia), Zela (nas freguesias de Ventosa e Vouzela), Ribeira de Ribamá (nas freguesias de Fataunços e Queirã), Ribeira de Moçâmedes/ Real das Donas (freguesias de S. Miguel do Mato e Figueiredo das Donas), Ribeiras de Touça e Vilharigues (na freguesia de Paços de Vilharigues), Ribeira de Farves/ Crasto (nas freguesias de Alcofra e Campia) e Ribeira de Cambarinho (na Reserva Natural de Cambarinho).

Segundo o autarca, há pouco mais de 15 dias, foi apresentada pelo Município outra candidatura no mesmo âmbito, com investimento a rondar os 100 mil euros, que complementará os trabalhos que estão a ser feitos nesta primeira fase, ou seja, integrando outros troços, destes e outros rios, que possibilitem limpar a totalidade das ribeiras e rios do concelho.

“Noutro plano, estamos a intervir ao nível da protecção contra incêndios, com limpeza da rede primária que está definida no Plano de Defesa da Floresta Contra incêndios de Vouzela, ou seja, criar uma faixa limpa de 125 metros de largura que compartimente a nossa floresta e diminua o risco de incêndio que é actualmente muito elevado”, acrescentou o vereador.

No terreno está a proceder-se à limpeza dos matos, ao corte das árvores sem valor comercial e sem futuro e ainda à valorização do arvoredo existente, nomeadamente folhosas, numa área total de 120.72 ha. O investimento é de 99.826 euros e os trabalhos desenvolvem-se nas freguesias de Campia, Fataunços, Figueiredo das Donas, S. Miguel do Mato e Ventosa.

Para Rui Ladeira, os trabalhos em curso, quer na área da requalificação dos rios quer na criação da rede primária, darão também um contributo muito importante à valorização e protecção da Reserva Natural de Cambarinho que tem actualmente 30 ha, mas que, segundo o vereador, a intenção é ampliá-la para os 420 ha, com a inclusão das áreas do Rio Alfusqueiro, Rio Alcofra e Novais.

“A nossa intenção é dinamizar e promover aquele espaço, que representa 90% da população do Loendro no país, como produto de marca do concelho de Vouzela, não só a nível nacional como internacional e a prova disso é que temos também a decorrer uma candidatura ao programa Life +, apresentado directamente à União Europeia”, concluiu.